Michelin e Carbios apostam no pneu 100% sustentável

05 maio 2021
2min.

A Michelin e Carbios trabalham numa inovadora tecnologia de reciclagem de resíduos plásticos que será utilizada no fabrico de pneus. Esta aposta estabelece uma nova etapa rumo ao pneu 100% sustentável.

---

A Carbios, entidade francesa pioneira no desenvolvimento de soluções industriais dedicadas à reutilização de polímeros plásticos e materiais têxteis e a Michelin, líder em mobilidade sustentável, completam uma nova etapa no sentido de alcançar o pneu 100% sustentável, ao aplicar o processo de reciclagem enzimática desenvolvido pela Carbios para obter fibras técnicas de PET utilizadas no fabrico de pneus.

O processo de reciclagem enzimática desenvolvido pela Carbios recupera resíduos plásticos ou têxteis, como garrafas, tabuleiros, vestuário de poliéster, etc., para convertê-los em PET. Baseia-se numa enzima capaz de despolimerizar de modo específico o PET contido nestes resíduos. Esta inovação permite a reciclagem infinita de todos os tipos de resíduos de PET, assim como a produção elaboração de produtos PET 100% reciclados e 100% recicláveis, com a mesma qualidade como se fossem produzidos com PET virgem.

OS processos convencionais de reciclagem termo-mecânica de plásticos compostos não permitem obter o elevado rendimento necessário para as aplicações destinadas a pneus. Após serem repolimerizados como PET, os monómeros derivados do processo desenvolvido pela Carbios, procedentes de resíduos plásticos coloridos ou incolores (garrafas, frascos, etc.), permitem obter uma fibra de alta resistência que cumpre com as exigências da Michelin. A fibra obtida tem a mesma qualidade que uma fibra técnica de PET, primário procedente do petróleo, e é especialmente adequada para o fabrico de pneus, devido à sua resistência à rutura e à sua estabilidade térmica.

Deste modo, o processo de reciclagem enzimática da Carbios permite à Michelin responder em parte aos seus objectivos e introduz os pneus numa autêntica economia circular. Em resultado de um ambicioso plano, a Michelin comprometeu-se a alcançar 100% de materiais sustentáveis (de origem natural renovável ou reciclados) no fabrico dos seus pneus em 2050, chegando já a 40% a partir de 2030.

 


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.