A tecnologia de inspecção de veículos desenvolvida pela ProovStation, referência europeia em sistemas de inspecção automatizada, vê-se agora reforçada pela experiência da Michelin, líder em mobilidade, graças à sua solução Michelin QuickScan. Esta tecnologia pode utilizada para verificar o desgaste dos pneus de forma automática e instantânea, com uma precisão milimétrica.
Até há não muito tempo, a inspecção de um veículo demorava cerca de 30 minutos, dos quais 10% eram dedicados a verificar o estado dos pneus. Agora, graças à combinação das soluções da ProovStation e da Michelin, estas verificações são reduzidas para menos de um minuto para todo o veículo, incluindo apenas uns segundos para os pneus. Ao mesmo tempo, são reduzidos os custes das referidas verificações, e aumenta a respetiva fiabilidade.
Além da tecnologia Michelin QuickScan, protegida por mais de 15 patentes, a Michelin contribui com a sua experiência em análise de dados de pneus, em que utiliza os seus próprios algoritmos de inteligência artificial. Já testada nos pneus de camião, a Michelin QuickScan funciona através de um scanner que lê a superfície da estrada, tecnologia pela primeira vez adaptada a automóveis de turismo. Tem a vantagem de poder ser rapidamente montada, em menos de quatro horas, sem necessidade de instalação eléctrica. O scanner magnético funciona em todas as condições meteorológicas (chuva, neve, etc.), e para todos os tipos e marcas de pneus e de veículos. É, ainda, a única tecnologia deste tipo existente no mercado que não requere qualquer limpeza de uma eventual sujidade que possa ocorrer durante a sua utilização, como, por exemplo, lama.