Goodyear lança Urbanmax MCA HL+ para autocarros urbanos

02 dezembro 2021
6min.

Concebido para contribuir para o baixo consumo energético e pronto para a propulsão eléctrica

---

O mercado dos autocarros urbanos está num período de transformação sem precedentes. A electrificação, a autonomia e a acessibilidade, incluindo serviços sob demanda, estão a revolucionar a mobilidade urbana. A Goodyear lançou o pneu URBANMAX MCA HL+ para disponibilizar uma solução destinada aos operadores que procuram maximizar a eficiência da sua catual frota, e preparar-se para o futuro.

Maciej Szymanski, Director de Marketing de Commercial da Goodyear na Europa: “Os operadores de autocarros são sob uma pressão cada vez maior para cumprirem as metas ambientais, ao mesmo tempo que se adaptam às tendências cambiantes da mobilidade urbana. O foco da Goodyear está em simplificar o caminho rumo a um futuro climaticamente neutro, através da disponibilização de tecnologias para vencer num ambiente em rápida mudança no que diz respeito à mobilidade pessoal. O nosso objetivo é apoiar os gestores de frotas de autocarros a reduzir a pegada de carbono, impulsionando a eficiência energética com pneus de baixas emissões, assim como com sistemas inteligentes de monitorização de pneus”.

Pronto para a propulsão eléctrica

Baseado no comprovado design do URBANMAX MCA, o novo MCA HL+ está adaptado para suportar o peso adicional impostos pelas baterias, ao mesmo tempo melhorando o baixo consumo energético. A tecnologia presente no pneu, que inclui um composto da banda de rolamento, um desenho e uma construção novos, apoia a necessidade dos operadores de reduzir as emissões de CO2 e de ruído, especialmente em áreas densamente povoadas.

O URBANMAX MCA HL+ é um pneu para todas as posições de montagem, com uma estrutura de elevada carga, permitindo a capacidade de carga de 8 toneladas requerida pelos modernos autocarros elétricos ou híbridos.

“O URBANMAX MCA é conhecido pelos seus elevados potencial de quilometragem, tração e performance de aderência em todas as estações, requeridos em exigentes ambientes urbanos. Desde há muitos anos, esta linha de produto é uma escolha de confiança de empresas de transporte líderes de toda a Europa, e satisfaz as necessidades tantos de motores de combustão como de grupos propulsores alternativos. A nova medida URBANMAX MCA HL+ oferece uma mais baixa resistência ao rolamento, para melhorar ainda mais a eficiência energética e de combustível, bem como uma aumentada capacidade de carga, contribuindo para o alargamento da autonomia em autocarros eléctricos”, refere Maciej Szymanski.

Apto para exigentes aplicações urbanas e todas as condições climatéricas

Se a eficiência energética está no topo da mente dos gestores de frotas, a durabilidade continua a ser um factor fundamental para a gestão de operações de autocarros. Os autocarros têm que lidar com um vasto leque de exigentes condições de circulação, incluindo impactos nas bermas, buracos na estrada, bandas sonoras para redução de velocidade, áreas urbanas com reduzidos ângulos de viragens e condução habitualmente em ritmo de para-arranca.

Uma vez que o transporte público mantém as cidades em movimentos, o serviço necessita de estar activo seja qual for a meteorologia, pelo que a gama URBANMAX MCA está a adaptada a uma operação em todas as estações, e possui a marcação 3PMSF na parede lateral, sinónimo da sua capacidade para dar resposta em superfícies geladas ou cobertas de neve.

E como qualquer tempo de inactividade pode perturbar severamente os horários dos passageiros, a Goodyear centrou-se num leque de tecnologias que combinam robustez com eficiência energética. A empresa também integrou identificadores RFID, para permitir à gestão de pneus uma identificação e uma conectividade simples, e sistemas de rastreamento, para apurar adicionalmente a gestão de pneus.

Além de apoiar os objectivos verdes das empresas de transporte, toda a gama é, igualmente, compatível com o programa de Recauchutagem Goodyear.

Atributos tecnológicos incorporados no URBANMAX MCA HL+

O inovador desenho da banda de rolamento possui uma configuração de nervuras otimizada, para garantir uma distribuição da pressão de contacto uniforme, robustez nos ombros e redução da tensão.
Uma banda de rolamento de baixa histerese garante capacidade de rolamento de baixa temperatura, reduzindo o aumento do aquecimento ou a perda de energia, e oferecendo uma excelente aderência em piso molhado, para uma elevada tração em condições climatéricas mais exigentes.
Lamelas ‘Flexomatic’ nas nervuras centrais, apoiadas por aletas nos bordos dos blocos, melhoram a performance de travagem. As lamelas Flexomatic fecham durante o rolamento ao longo da banda de rolamento, para que os blocos do piso se entrelacem. O que torna a banda de rolamento mais rígida e mais robusta, ao mesmo tempo que mantém, ainda, uma elevada tração em condições climatéricas mais desafiantes.
A Tecnologia Interlaced Strip incorporada assegura menor deformação na carcaça e cria uma distribuição da pressão uniforme em toda a zona de contacto.
O URBANMAX MCA HL+ possui uma parede lateral reforçada que irá proteger o pneu do mais elevado risco de impacto em ambiente urbano.
Indicadores de desgaste indicam a espessura restante da camada protectora e quando o pneu deve ser invertido, conferindo-lhe, efetivamente, uma segunda vida.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.