Michelin apresenta protótipo para triciclos eléctricos urbanos

18 janeiro 2022
4min.

Protótipo de pneu sem ar foi apresentado num triciclo eléctrico da Coaster Cycles no Salão da Eletrónica de Consumo CES de Las Vegas.

---

 

Com a mobilidade urbana e as entregas de última milha a ser determinantes para as soluções sustentáveis do futuro, a Michelin está a desenvolver produtos, ofertas e serviços para uma mobilidade mais segura, acessível, limpa e conectada.

Como parte desta estratégia, a Michelin apresentou o protótipo de pneu radial sem ar MICHELIN X Tweel, para veículos de entrega, no Salão da Eletrónica de Consumo CES 2022, que teve lugar em Las Vegas, equipado num triciclo eléctrico da Coaster Cycles.

“A Michelin aposta na inovação para resolver os desafios do amanhã neste mercado tão complexo e exigente”, declarou Tony Marconi, diretor de negócios da Tweel. “Aspiramos a liderar as soluções sustentáveis para as frotas urbanas, e sabemos que o passo mais custoso da logística é, muitas vezes, a entrega de última milha. A nossa inovadora solução Tweel solucionou desafios em outros segmentos em que os furos são um problema. Queremos superar estes obstáculos no âmbito da mobilidade urbana, e pretendemos oferecer a melhor solução possível aos clientes, para maximizar o tempo de atividade e minimizar os problemas”. 

As principais vantagens de uma solução de pneus sem ar para veículos de entrega de última milha, como os triciclos eCargo, são as seguintes:

  • Redução do tempo de imobilização (atrasos nas entregas, custos de reparação, operadores ineficientes) ao eliminar o risco de sofrer furos
  • Melhoria da segurança/estabilidade. A solução Tweel proporciona a estes veículos maior estabilidade em curva, permitindo entregas mais rápidas
  • Possibilidade de aumentar a capacidade de carga por comparação com as rodas com pneus convencionais
  • Sem necessidade de manutenção dos pneus nem reparações de furos
  • Substituição eficiente: menos peças, menor complexidade
  • Maior autonomia graças à menor resistência ao rolamento
  • Melhor reutilização e maior taxa de reciclagem no final da vida útil
  • Maior duração dos pneus

Jesse Bartholomew, responsável de produto da Coaster Cycles, referiu: “A Coaster tem explorado os limites do possível na mobilidade elétrica, e liderado o caminho em soluções inovadoras para os fornecedores de soluções de entrega de última milha. Os pneus radiais sem ar da Michelin ajudarão os nossos clientes a realizar entregas mais seguras, eficientes e rápidas, sem tempos de imobilização. Estamos orgulhosos da nossa parceria com a Michelin num projeto tão emocionante”.

Um pneu radial sem ar MICHELIN X TWEEL integra numa única unidade o atual conjunto de pneu e roda convencionais. Não é necessário utilizar um complexo equipo de montagem, e, uma vez instalados, tampouco é necessário controlar a pressão. A transferência de energia que se produz nos braços fabricados em poli-resina ajuda a reduzir o efeito de “ressalto” associado aos pneus com ar, ao mesmo tempo que proporciona ótimas caraterísticas de comportamento. Foram concebidos para funcionar como as rodas com pneus convencionais, sem os inconvenientes e o tempo de imobilização provocados pelos furos.

Ainda que esta solução em concreto ainda não esteja disponível no mercado, a gama MICHELIN X TWEEL já conta com soluções específicas para minicarregadoras, carros de golf, veículos UTV e maquinaria corta-relva (https://pro.michelin.pt/pneus/tweel-technology).


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.