Goodyear lança Urbanmax Commuter para transporte público sustentável

14 março 2023
7min.

Concebidos para autocarros modernos, tradicionais e elétricos, utilizados em deslocações intercidades e pendulares, os novos pneus são dotados da mais recente tecnologia RFID da Goodyear, para uma gestão de frotas inteligente.

---

A Goodyear lançou a mais recente adição à sua gama de pneus de mobilidade de pessoas, o Urbanmax Commuter, o qual preenche a lacuna entre pneus com aplicações de longa distância e intercidades. O pneu foi especificamente desenvolvido para veículos que operam em rotas intercidades e de “estacionamento e transporte”, para satisfazer as crescentes exigências de serviços pendulares. Na Europa, estas rotas estão a aumentar à medida que as autoridades locais tendem, cada vez mais, a limitar a quantidade de tráfego que pode circular no interior das cidades.

Urbanmax Commuter: adaptado as atuais exigências

O Urbanmax Commuter é Electric Drive Ready, ou seja, está preparado para veículos de propulsão totalmente elétrica. A filosofia Electric Drive Ready da Goodyear significa que os mais recentes pneus da empresa estão aptos a ser utilizados em máquinas elétricas, híbridas e Diesel. Tal reduz as exigências de armazenamento dos operadores, e a complexidade na gestão de pneus para os operadores de frotas, uma vez que o mesmo pneu pode ser utilizado nas várias aplicações, independentemente do tipo de propulsão. E, o que é mais importante, o pneu acolhe os requisitos chave dos veículos elétricos, o que o torna uma ótima solução para as frotas em transição de soluções de motorização convencionais para elétricas. Por exemplo, o Urbanmax Commuter proporciona uma excelente capacidade de carga1 – com 8t de capacidade de carga por eixo (índice de carga 156/149) –, a exigida pelos autocarros elétricos modernos.

Além de ter sido otimizado para satisfazer os requisitos técnicos dos autocarros modernos, o Goodyear Urbanmax Commuter foi concebido tendo em conta o ambiente em mudança na Europa, no sentido de deslocações em transportes públicos mais curtas, e ajuda a apoiar o objetivo de reduzir as emissões de CO2. Os serviços de estacionamento e transporte têm vindo a desfrutar de um aumento de popularidade devido aos esforços das cidades para lidar com os congestionamentos e melhorar a qualidade do ar.

Estas deslocações são caraterizadas por um menor desgaste da banda de rolamento e da parede lateral do que num autocarro intercidades típico, e por distâncias entre 20 e 100 quilómetros, ideais para os atuais autocarros elétricos. O Urbanmax Commuter apresenta uma construção da parede lateral mais forte, o que conduz a uma melhorada resistência o desgaste e aos danos. O que incrementa a sustentabilidade e a conservação da carcaça do pneu, assim como oferece aos passageiros um maior conforto.

Uma etiqueta RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Rádio Frequência) está embutida no interior do Urbanmax Commuter. Tal ajuda os prestadores de serviços, agentes e operadores de frotas a gerir os seus pneus de forma mais eficiente. É prestada informação precisa aos gestores de frotas acerca da gestão dos ativos, do desempenho e da carcaça dos pneus. Também poupa tempo nas verificações de manutenção de rotina, uma vez que os dados provenientes dos pneus irão alertar para quaisquer situações que mereçam atenção.

O pneu conta, também, com sulcos ‘IntelliMax’, para reduzir o desgaste da banda de rolamento e melhorar a tração e a estabilidade. Lamelas ‘Flexomatic’ e blocos da banda de rolamento interligados melhoram a tração em travagem. As lamelas 3D interligam e limitam o movimento dos blocos, para uma elevada quilometragem e uma excelente tração no inverno. Conta, igualmente, com certificação 3PMSF (Montanha de 3 Cumes com Floco de Neve), para utilização no inverno, garantindo a deslocação das populações durante todo o ano.

O novo pneu pode ser totalmente recauchutado, o que proporciona benefícios adicionais às frotas que pretendam tirar partido do Urbanmax Commuter. A sua capacidade para ser reesculturado é outro atributo em termos de sustentabilidade. Tal conduz a uma prolongada vida útil do pneu, assim como a uma redução do crude utilizado no fabrico2 e a menor geração de resíduos.

Transporte público vê aumentar a sua popularidade em toda a Europa

Estudos preveem um aumento da procura por serviços de autocarro nos próximos quatro anos, com uma taxa de crescimento anual de 4,44% até 20273. Fatores como uma crescente procura em termos e viagens e turismo, e incentivos governamentais, são duas das razões para este previsível crescimento.

Muita da procura pelo transporte intercidades advém da tendência pós-pandemia do trabalho híbrido. São cada vez menos os que realizam deslocações pendulares que viajam para a cidade todos os dias, e, quando o fazem, uma proporção cada vez maior opta por serviços de estacionamento e transporte, por forma a reduzir a sua pegada de pegada de carbono, e a evitar as horas de maior congestionamento de tráfego.

O Urbanmax Commuter foi especificamente concebido para satisfazer as necessidades das modernas rotas de autocarros intercidades. Tambºem conta com a etiqueta Electric Drive Ready da Goodyear, o que o torna adequado para mais recente geração de autocarros. No primeiro semestre de 2022, os autocarros zero emissões contabilizaram 30% das vendas de autocarros na Europa4, sublinhando a importância dos pneus que estão aptos a lidar com as principais rotas ZE. As autoridades europeias têm por objetivo descontinuar os autocarros novos com motores de combustão em 2027.

Maciej Szymański, Diretor de Marketing Commercial da Goodyear Europa, comentou: “A Goodyear alarga a sua gama com o Urbanmax Commuter, depois de ter observado uma tendência no sentido das viagens intercidades. O pneu inclui todas as mais recentes inovações estruturais e tecnológicas. Os autocarros são uma parte importante da descarbonização das cidades europeias, e este pneu proporciona uma eficiente plataforma para o transporte ZE, e oferece aderência independentemente da estação do ano, graças à sua banda de rolamento com certificação 3PMSF”.

 -------------------

1 Capacidade de carga de 8t por eixo (Índice de carga 156 = 4000 kg/pneu). Medida do pneu 295/80 R 22.5 com índice de carga 156/149 L.

2 Com base em dados internos: https://www.goodyear.eu/en_gb/truck/retreading-regrooving.html

3 Europe Bus and Coach Markets Report 2022-2027: Surge in Demand for Public Transportation Services and a Booming Travel & Tourism Market Driving Growth. https://www.globenewswire.com/en/news-release/2022/06/08/2458400/28124/en/Europe-Bus-and-Coach-Markets-Report-2022-2027-Surge-in-Demand-for-Public-Transportation-Services-and-a-Booming-Travel-Tourism-Market-Driving-Growth.html

4 30% dos autocarros citadinos registados na Europa são, agora, de zero emissões. Os VDL lideraram o mercado e-bus no primeiro semestre de 2022 https://www.sustainable-bus.com/news/electric-bus-market-europe-half-2022-vdl/


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.