A Bridgestone EMEA (Bridgestone) completa a sua gama de pneus Ecopia para transporte de longo curso, equipada com a tecnologia ENLITEN, com o lançamento do pneu Ecopia Trailer. Com esta adição, as frotas rodoviárias podem agora melhorar a eficiência do consumo de combustível e reduzir os custos totais de operação em eixos de direção, tração e reboque, enquanto toda a gama contribui significativamente para a redução das emissões de CO2.
Em testes rigorosos, a gama Bridgestone Ecopia demonstrou superar significativamente a geração anterior na redução de emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida do pneu, com os pneus de direção e tração a receberem certificação independente ISO 14067, pioneira na indústria.
Graças às poupanças significativas no consumo de combustível, os pneus Bridgestone Ecopia Steer, Drive e Trailer permitem reduzir as emissões de carbono durante a sua utilização, respetivamente em 3,2%, 6% e 5,6% por quilómetro percorrido. Além disso, a vida útil significativamente melhorada dos pneus Ecopia Steer, Drive e Trailer permitiu uma redução das emissões de CO2 por quilómetro associadas à produção do pneu (a chamada fase "cradle to gate"), respetivamente de 38,4%, 10,8% e 20,4%.
“A gama Bridgestone Ecopia representa o futuro do transporte de longo curso”, afirma Waqqas Ahmad, commercial sales director na Bridgestone EMEA. “Eficiente e inovadora, esta gama de pneus foi projetada para ajudar a reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono sem comprometer os níveis de desempenho dos pneus. Com o lançamento do Ecopia Trailer, os nossos parceiros podem maximizar esses benefícios. Para as operações de frotas e os fabricantes de equipamentos originais com quem trabalhamos, a gama completa Bridgestone Ecopia está pronta para apoiar os vossos objetivos de descarbonização, ajudar a cumprir as novas e futuras regulamentações de sustentabilidade e, simultaneamente, reduzir os custos totais de operação.”
Jaroslav Klčo, co-owner da A.R.P.I., na Eslováquia, uma empresa especializada em transporte e logística dentro da Europa, que equipa a sua frota de camiões com pneus Bridgestone Ecopia com tecnologia ENLITEN, acrescenta: “Com os novos pneus Bridgestone Ecopia conseguimos reduzir significativamente o consumo de combustível. Estes também garantem um desgaste uniforme e ajudam a alcançar uma maior quilometragem. Os condutores valorizam pneus que oferecem boa aderência em condições secas e molhadas em autoestradas, mesmo no inverno.”
Tecnologia ENLITEN da Bridgestone
Os custos reduzidos de operação e o impacto ambiental da gama Bridgestone Ecopia são possíveis graças à menor resistência ao rolamento e à maior durabilidade, em comparação com a geração anterior.
A gama Bridgestone Ecopia apresenta uma redução da resistência ao rolamento em todos os eixos quando comparada com a geração anterior, incluindo uma melhoria de até 12% no eixo de tração. Isso resulta numa classificação de desempenho de eficiência de combustível de classe A, a melhor da sua categoria, segundo o rótulo da UE. Além disso, a gama Bridgestone Ecopia oferece maior quilometragem em todos os eixos, com um aumento de 40% no eixo de direção, graças à tecnologia Spiral Belt, 6% no eixo de tração e 10% no eixo de reboque.
Os avanços significativos da gama Ecopia são possibilitados pela tecnologia ENLITEN, a abordagem inovadora da Bridgestone para o desenvolvimento de pneus. A ENLITEN combina tecnologias de ponta para proporcionar máxima segurança, excelente desempenho dos pneus e características sustentáveis, enquanto garante que os pneus Bridgestone estão preparados para veículos elétricos e o futuro da mobilidade.
As principais dimensões da gama Bridgestone Ecopia com tecnologia ENLITEN cumprem os novos critérios da Taxonomia da UE para resistência ao rolamento e níveis de ruído externo, reforçando o compromisso da Bridgestone em reduzir as emissões de CO2 e apoiar operações de frotas ambientalmente responsáveis.
Após os lançamentos de 2023 dos pneus Bridgestone Ecopia Steer e Drive, o Ecopia Trailer estará disponível no mercado europeu a partir de fevereiro de 2025.
PR