HAVI e Scania anunciam alargamento da frota a gás

04 janeiro 2019
6min.

A HAVI e a Scania, actores-chave na cadeia de abastecimento da McDonald’s, anunciaram o alargamento da sua frota de 14 veículos a gás, com o objectivo de minimizar as emissões de CO2.

HAVI MCDONALDS SCANIA en Gran Vía Madrid 1 - baja

A rede logística da McDonald's percorre anualmente mais de 400 milhões de quilómetros para transportar bens alimentares. Além de garantir que milhares de produtos cheguem diariamente aos restaurantes da McDonald's de forma segura e nas melhores condições, a McDonald's mantém um firme compromisso com os seus fornecedores, para minimizar a pegada ambiental nas suas atividades logísticas.

Neste sentido, a HAVI Espanha prevê acrescentar 14 veículos a gás à sua frota de distribuição de produtos aos restaurantes McDonald's a partir dos centros da HAVI em Madrid e Barcelona. Destes veículos, 12 funcionam a gás natural liquefeito (GNL) e os restantes a gás natural comprimido (GNC). Anteriormente, a HAVI Espanha dispunha já de dois camiões a GNC, pelo que a companhia passará a ter um total de 16 veículos a gás.

Estes camiões foram concebidos para não contaminar o ar e, desse modo, contribuem para reduzir significativamente as emissões de carbono nos núcleos urbanos. O GNL e o GNC reduzem as emissões de carbono em aproximadamente 20%, prevendo-se que se esta aposta pelo aumento dos veículos a gás continuar, a cadeia de abastecimento da McDonald's acabe, no futuro, por utilizar biogás liquefeito e comprimido, que possa ser misturado com o gás natural ou substitui-lo por completo. Ao utilizar biogás, a redução das emissões de CO2 atingirá os 90%, logo que este biocombustível esteja disponível no mercado.

Equipados com motores de baixas emissões de ruído e sistemas de refrigeração, os novos camiões são também muito mais silenciosos do que os veículos de entregas convencionais, o que também ajuda a reduzir a poluição sonora nas entregas urbanas. Concretamente em Madrid, os veículos irão estar equipados com sistemas de refrigeração elétricos especiais para reduzir ainda mais as emissões de carbono e os níveis de ruído.

O itinerário dos combustíveis ecológicos HAVI-Scania está diretamente alinhado com o Plano de Apoio à Mobilidade Alternativa (MOVALT), uma iniciativa do governo espanhol que promove a substituição das frotas de transporte rodoviário por veículos de baixas emissões.

O anúncio da HAVI e da Scania, que pressupõe um apoio à iniciativa Scale For Good, da McDonald's, implica o compromisso global da companhia para fazer face aos principais desafios globais que a sociedade enfrenta, entre os quais a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas, assumindo especial importância.

Em março de 2018, a McDonald's converteu-se na primeira empresa de restauração do mundo a combater as alterações climáticas de uma forma global, ao estabelecer um objectivo verificado pela iniciativa Science Based Target para reduzir significativamente as suas emissões de gases de efeito de estufa. Com esta finalidade, a empresa anunciou a colaboração com fornecedores e franquiados para reduzir em 36% as emissões atuais de CO2 nos seus restaurantes e escritórios até 2030, com base nos níveis de 2015. Além disso, através da colaboração com os fornecedores, a McDonald’s também se comprometeu a reduzir em 31% a intensidade das emissões (por tonelada métrica de alimentos e embalagens) em toda a sua cadeia de abastecimento, até 2030, comparativamente aos níveis de 2015. Estes objetivos foram aprovados pela Science Based Targets initiative (SBTi).

Como fornecedor líder na logística da McDonald's, a HAVI desempenha um papel fundamental para o êxito dos esforços de sustentabilidade da empresa na sua iniciativa Scale for Good. Na linha deste compromisso, a HAVI uniu esforços com o fabricante de veículos Scania, com vista a implementar um percurso de cinco anos, a fim de reduzir significativamente a pegada de carbono e o impacto ambiental geral da cadeia de abastecimento da McDonald's. Em Espanha, as duas empresas estão a alargar ainda mais os seus limites, acelerando a entrada em funcionamento de veículos de abastecimento de combustível alternativo.

John Alves, Director Geral da McDonald's Espanha, comenta: “A inovação é absolutamente necessária no nosso percurso rumo à sustentabilidade, como parte da nossa estratégia global Scale For Good. Nesta linha, trabalhamos dia-a-dia junto dos nossos fornecedores, como é o caso da HAVI e da Scania, para criar e implementar soluções inovadoras que contribuam para melhorar a sustentabilidade da nossa cadeia de abastecimento.” 

Rafael Gómez, Vice-presidente Senior de Gestão de Operações e Transporte da HAVI, acrescenta: “Como fornecedores líder de logística da McDonald's, temos o claro compromisso de apoiar a estratégia Scale For Good da companhia e todas as suas iniciativas de sustentabilidade. Queremos ser pioneiros na mudança para novos padrões no sector das entregas urbanas e implementar medidas específicas para beneficiar o meio ambiente e contribuir para o bem-estar das comunidades em que operamos".

Sebastián Figueroa, Diretor Geral da Scania Iberia, comenta: “Esta associação é um exemplo de como as empresas de transporte, os fornecedores de serviços de logística e os fabricantes de camiões podem trabalhar em conjunto para liderar a mudança para um sistema de transporte sustentável. É esperançador constatar que  cada vez mais clientes, e os clientes desses clientes,  exigem este tipo de solução”.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.