Em 2020, a Scania desenvolveu um ambicioso plano de redução da pegada de carbono dentro do enquadramento da iniciativa Science Based Targets (https://sciencebasedtargets.org/), que mede e faz o acompanhamento das iniciativas da empresa na sua ajuda para alcançar os objectivos do Acordo de Paris. As metas deste projeto baseiam-se nas próprias operações da marca, mas também incluem a redução das emissões indiretas, relacionadas com a utilização dos seus produtos.
Alguns marcos importantes em matéria de sustentabilidade da Scania são:
Por outro lado, e dentro da estratégia de sustentabilidade, em 2013, a Scania Ibérica lançou o projecto “Uma Scania, uma árvore” através do qual se comprometia a plantar e a cuidar de uma árvore por cada camião e autocarro que vendesse em Espanha e Portugal. O objectivo era criar um espaço verde no Parque Regional do Sudeste em Rivas-Vaciamadrid. Actualmente, o Bosque Madrid é um grande parque com:
“O objectivo da Scania é impulsionar a mudança no sentido de um sistema de transporte sustentável. Não apenas nos conformamos com o desenvolvimento de veículos e motores mais eficientes, mas temos consciência de que temos que impulsionar, proativamente, acções como o bosque Scania para criar um mundo melhor para as empresas, para a sociedade e para o meio ambiente” afirma Manuel Arias, responsável pela sustentabilidade na Scania Ibérica.
Líderes em inovação
A Scania trabalha, desde o início do ano 2000, investindo em conectividade e no desenvolvimento de sistemas e programas de formação de condutores com o objectivo de brindar uma oportunidade para melhorar a eficiência do rendimento do veículo, a segurança viária, a sustentabilidade e, por sua vez, reduzir o tempo de inatividade e os custos totais operativos. Na península ibérica mais de 80% dos veículos que são entregues já estão conectados.
“Na Scania esforçamo-nos em oferecer aos nossos clientes as ferramentas necessárias para conseguir a maior rentabilidade do seu negócio. Prova disso mesmo, este ano o Portal de Gestão de Frota e os Serviços de Tacógrafo da Scania, receberam o prémio alemão Telematik na categoria de Melhor Sistema de Gestão de Frotas”, afirma Fernando Bustamante, Director de Serviços na Scania Ibérica.
Compromisso com o cliente
O foco principal da Scania são os seus clientes. A Scania dispõe de uma ampla oferta de recursos e ferramentas para garantir que oferece sempre um bom serviço através de um bom atendimento ao cliente. Actualmente, a Scania conta com
“O motor de todas as áreas da Scania é facilitar a operação e a gestão do seu negócio aos nossos clientes. Trata-se de um princípio básico no qual estamos a investir cada dia mais. Um bom serviço vai muito mais além da mera venda, e implica um bom atendimento ao cliente em todos os momentos e em todos os aspetos. Devemos facilitar a forma como os nossos clientes fazem negócios connosco.” Afirma Ángel Vázquez, Director de Real Estate, Qualidade e Formação na Scania Ibérica
PR