Motores a biometano da Scania ainda consomem menos

11 dezembro 2023
4min.

Com base no Super, os novos motores de última geração confirmam 5% de economia de combustível nas longas distâncias

---

A Scania anunciou pela primeira vez os seus novos motores a biogás na IAA do ano passado, a feira internacional da mobilidade do futuro. Agora, foram introduzidos os motores de última geração com uma pequena alteração: estão emparelhados com dois terços do bem sucedido grupo motopropulsor baseado no Super. O trio bem composto e harmonizado (os novos motores a biogás, as caixas de velocidades G25 e os eixos do seu par a gasóleo) funcionam tão bem em conjunto que é possível observar e confirmar uma economia de combustível de 5% em longas distâncias.

"Quando juntámos estes componentes, tornou-se claro que tínhamos um sucesso em construção", afirmou Ola Henriksson, diretor de produto de combustíveis renováveis da Scania Trucks. "Assim como o motor Super beneficia da maior extensão da caixa de velocidades G25, o mesmo acontece com os motores a biogás. Quando associados à caixa de velocidades Scania Opticruise e aos novos eixos, os motores a biogás podem funcionar muito perto do seu «ponto ideal» durante a maior parte do tempo. No seu todo, graças a este grupo motopropulsor, o resultado é uma economia de combustível de 5%".

O interesse em combustíveis para camiões produzidos localmente a partir de biometano (como o Bio-LNG ou o Bio-CNG) está a crescer rapidamente. Muitas empresas e compradores de serviços querem descarbonizar o seu transporte rodoviário o mais rapidamente possível. As soluções à base de biometano estão prontamente disponíveis através de redes de postos de abastecimento e as emissões de CO2 podem ser reduzidas até 90% numa perspetiva "weel - to wheel" (método de avaliação da eficiência e das emissões de uma fonte de energia considerando todo o seu ciclo de vida).

"Os combustíveis de biometano são certamente a solução para os clientes que pretendem aderir ao processo de descarbonização", afirmou Henriksson. "Os nossos motores a biogás abrangem uma vasta gama de aplicações e utilizações. Um trator e um reboque de 40 toneladas podem percorrer distâncias de até 1800 km utilizando as nossas soluções de tanques maiores de Bio-GNL. Acrescente à equação os 466 cv e 2300 Nm fornecidos pelo nosso motor OC13 e o resultado é uma ferramenta perfeita para longas viagens pela Europa."

A combinação dos novos motores a biogás da Scania com a caixa de velocidades (G25) e o eixo traseiro do grupo motopropulsor baseado no Super provou ser um sucesso. Confirma-se uma poupança de combustível de 5%, sendo que com o Bio-GNL ou o Bio-GNC haverá uma redução de até 90% de CO2.

As redes de postos de abastecimento do biogás estão a difundir-se rapidamente por toda a Europa, promovidas pela crescente procura e pelos grandes operadores de combustíveis. Reduzir a pegada de CO2 já não é algo que só é feito pelas empresas ecológicas com vista à obtenção da aceitação do público: trata-se de uma necessidade para a maioria dos transportadores, devendo ser utilizados todos os meios disponíveis nesse sentido.

Os novos motores baseiam-se no famoso motor de 13 litros do ciclo Otto fornecido há vários anos pela Scania. Ao aumentar os níveis de potência dos seus motores e ao prepará-los para as futuras exigências legais, a Scania revela a sua intenção de adquirir uma quota de mercado ainda superior mediante a procura da descarbonização.

"Com as reduções de CO2, a facilidade de condução e as gamas que fornecemos atualmente, estou convencido de que mais clientes reconhecerão a qualidade desta solução", afirmou Henriksson. "Existem muitas vantagens óbvias e praticamente nenhumas desvantagens. Além disso, o condutor pode desfrutar de um nível de ruído significativamente inferior".

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.