Renault Trucks inicia produção em série dos pesados elétricos T & C

17 janeiro 2024
4min.

Camiões de 44 toneladas, destinados ao transporte de longo curso e à construção são os mais recentes elementos da gama totalmente elétrica do construtor francês

---

A Renault Trucks representada exclusivamente em Portugal pela Galius, empresa do grupo Nors, confirma que a fábrica da Renault Trucks de Bourg-en-Bresse, em funcionamento desde 1964, passa a montar os Renault Trucks E-Tech T e C. Estes camiões de 44 toneladas, destinados respetivamente ao transporte de longo curso e à construção, são os mais recentes elementos da gama totalmente elétrica do construtor francês, e a mais ampla da Europa, que cobre e descarboniza praticamente todas as aplicações urbanas e regionais.

Para acolher a produção destes camiões elétricos de 44 toneladas, a Renault Trucks investiu na transformação e adaptação das suas instalações industriais, bem como no reforço das competências dos seus colaboradores. O construtor apoia-se na experiência de quatro anos de fabrico de camiões elétricos da gama média na sua fábrica de Blainville-sur-Orne e aplica os mesmos princípios e boas práticas em Bourg-en-Bresse.

Renault Trucks E-Tech C (3)

Os Renault Trucks E-Tech T e C são montados na mesma linha que os seus equivalentes a diesel, sendo posteriormente transferidos para um espaço dedicado de 5.200 m2 - a Fábrica E-Tech da Renault Trucks - onde operadores e técnicos qualificados realizam as operações técnicas específicas de eletrificação, nomeadamente a montagem da unidade de propulsão elétrica e a instalação da transmissão e das baterias. Os veículos elétricos voltam então ao processo de produção em série, com testes de desempenho e ensaios em pista para garantir a sua fiabilidade e qualidade.

Os Renault Trucks E-Tech T e C cobrem praticamente todas as aplicações de construção e distribuição de longo curso. Seja para o transporte de mercadorias, materiais ou resíduos industriais, os veículos adaptam-se a qualquer tipo de carroçaria graças a três tipos de tomada de força: elétrica, eletromecânica ou sobre a caixa de velocidades, abrindo a possibilidade de descarbonizar novas áreas de atividade urbana e regional.

Com um peso bruto combinado de até 44 toneladas, os Renault Trucks E-Tech T e C estão disponíveis nas versões trator 4x2 e 6x2, com cabina longa e uma distância entre eixos de 3.900 mm. Na configuração rígida, estão disponíveis em trator 4x2, 6x2 e 8x4, com cabina curta ou longa, com onze opções de distâncias entre eixos, variando de 3.900 a 6.700 mm.

Os Renault Trucks E-Tech T e C podem ser equipados com dois ou três motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de até 490 kW (= 660 cv).

Para responder às necessidades dos clientes em termos de autonomia e de atividade, os Renault Trucks E-Tech T e C podem ser equipados com quatro a seis baterias de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento entre 390 e 540 kWh. As baterias podem ser recarregadas por corrente alternada (AC) até 43 kW, ou por corrente contínua (DC) até 250 kW. Estes camiões poderão percorrer até 300 km com uma carga completa e até 500 km com uma carga rápida intermédia (250 kW) com a duração de uma hora (para um veículo equipado com 6 conjuntos de baterias).

As células e os módulos das baterias são fornecidos pela Samsung SDI e montados em Ghent, na Bélgica, numa fábrica do Grupo Volvo, do qual a Renault Trucks faz parte.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.