Grupo Kesko reduz as emissões de CO2 com camião longo MAN

21 maio 2018
3min.

Desde Março, dois novos veículos MAN TGX 35.580 têm sido utilizados para este propósito.

MAN TGX 35.580

Graças à utilização de camiões com elevada capacidade de transporte, o grupo finlandês Kesko atingiu o ambicioso objectivo de reduzir ao máximo as emissões de CO2, e melhorou ao mesmo tempo o desempenho de transporte. Desde Março, dois novos veículos MAN TGX 35.580 têm sido utilizados para este propósito.

De acordo com o Grupo Kesko, originário da Finlândia, uma das suas principais prioridades é atingir uma pegada de carbono sustentável, e minimizar simultaneamente o seu impacto ambiental. A empresa sedeada em Helsínquia optimiza continuamente os seus processos e operações de modo a atingir este objectivo. Conseguir reduzir continuamente as suas emissões de CO2 continua a ser um dos mais importantes objectivos do departamento de logística em particular.

Desde que efectuaram um teste piloto com camiões de elevada capacidade de transporte, em 2015, a Kesko tem vindo a utilizar combinações de camiões extra-longos na distribuição de mercadorias a supermercados. As impressionantes combinações consistem num camião rígido com um reboque articulado de 6 eixos, e em alguns casos com dupla plataforma de carga.

Estes veículos podem atingir os 34 metros de comprimento, dependendo da configuração, e conseguem transportar cerca de 190 trolleys de uma só vez.

Desde Março, a Kesko Logistics reforçou a sua frota “Ecotruck” com dois novos veículos MAN TGX 35.580 para viagens entre as lojas e os armazéns no oeste da Finlândia. Os chassis de 4 eixos incluem o eficiente motor de 6 cilindros a diesel D38 Euro 6c, que possibilita um binário máximo de 2900 Nm apenas a 900 rpm e consegue transportar facilmente reboques pesados e combinações com 31 metros de comprimento.

A Kesko Logistics também utiliza a plataforma digital com base na cloud, o RIO, em ambos os veículos MAN TGX. O RIO está disponível em todos os camiões MAN acima das 7.5 toneladas desde 2017, e disponibiliza aos utilizadores uma vasta gama de análises específicas a todos os dados do veículo. Além da monitorização do percurso e localização, informações do veículo durante a operação, consumo de combustível, entre muitas outras coisas, os clientes têm ainda a possibilidade de utilizar módulos de serviços adicionais, conforme os seus requisitos individuais, como armazenamento de dados de navegação e do tacógrafo. O RIO ajuda a garantir óptimos processos logísticos através da combinação de dados e informação em tempo real, e fornecendo recomendações de actuação, as quais permitem reduzir significativamente as emissões de CO2 das frotas.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.