Volvo vai lançar camiões a hidrogénio até 2030

23 maio 2024
4min.

A Volvo Trucks está a desenvolver camiões com motores a combustão que funcionam com hidrogénio. Os testes em estrada começarão em 2026 e o lançamento comercial está planeado para o final desta década.

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A Volvo começará os testes com camiões que usam hidrogénio em motores a combustão em 2026, e estes estarão disponíveis comercialmente no final desta década. Os testes em laboratórios e em veículos já estão em andamento. Os camiões com motor a combustão movidos a hidrogénio complementarão a oferta da Volvo de outras alternativas, sejam elétricos a bateria, elétricos a célula de combustível e movidos a combustíveis renováveis, como biogás e HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado).

"Os camiões onde o motor de combustão interna tradicional permanece, mas funciona com hidrogénio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos camiões a diesel, mas com o benefício adicional de CO potencialmente zero líquido de emissões. Serão um complemento valioso para nossos elétricos a bateria, que estão no mercado há vários anos", diz Jan Hjelmgren, chefe de gestão de produtos e qualidade da Volvo Trucks.

Volvo truck hidrogénio

Os camiões Volvo com motores de combustão movidos a hidrogénio verde têm o potencial de fornecer CO líquido zero ao usar HVO renovável como combustível de ignição e são classificados como "Veículos de Emissão Zero" (ZEV) de acordo com os novos padrões de emissão de CO2 da UE acordados.
"Está claro que vários tipos de tecnologia são necessários para descarbonizar o transporte pesado. Como um fabricante global de camiões, precisamos de apoiar os nossos clientes oferecendo uma variedade de soluções de descarbonização, e os clientes podem escolher a sua alternativa com base na atribuição de transporte, infraestrutura disponível e preços de energia verde", diz Jan Hjelmgren.

Os camiões Volvo com motores a combustão movidos a hidrogénio contarão com injeção direta de alta pressão (HPDI), uma tecnologia em que uma pequena quantidade de combustível de ignição é injetada com alta pressão para permitir a ignição por compressão antes que o hidrogénio seja adicionado. As vantagens desta tecnologia incluem maior eficiência energética com menor consumo de combustível e maior potência do motor.

O Grupo Volvo assinou um acordo com a Westport Fuel Systems para estabelecer uma joint venture utilizando a tecnologia HPDI. A joint venture deve entrar em operação no segundo trimestre de 2024, após o fechamento formal.

Os factos

*Os camiões Volvo movidos a hidrogénio terão uma autonomia operacional comparável a muitos camiões a gasóleo, dependendo do tipo de transporte;

*Devido ao baixo CO2 de emissões provenientes da combustão de hidrogénio, estes camiões são classificados como "Veículos de Emissão Zero", de acordo com as novas normas de emissão de CO2 da UE;

*Os motores de combustão a hidrogénio também emitirão quantidades muito pequenas de óxidos e partículas de nitrogénio;

*O hidrogénio também pode ser usado para alimentar camiões elétricos a célula de combustível, onde a eletricidade é produzida a bordo do camião. Os camiões elétricos a célula de combustível não emitem emissões pelo escape, apenas vapor de água.

PR


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