A Hyundai Motor e a líder em software de condução autónoma Plus revelaram o primeiro camião elétrico de hidrogénio com célula de combustível e capacidade de locomoção autónoma de Nível 4 da Classe 8 nos EUA.
O camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor foi revelado na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, o maior evento de tecnologia e frotas de transporte sustentável na América do Norte, e está equipado com a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 Plus SuperDrive. A unidade revelada irá agora passar por avaliações iniciais de condução autónoma nos EUA, sendo o primeiro teste de condução autónoma de Nível 4 realizado num veículo pesado com célula de combustível de hidrogénio da Classe 8 a acontecer nos EUA. A colaboração procura demonstrar que os camiões autónomos fuel cell podem ajudar a tornar o transporte mais seguro, eficiente e sustentável.
"Estamos entusiasmados com esta colaboração com a Plus e prontos para testar a tecnologia de condução autónoma de Nível 4 com o XCIENT Fuel Cell da Classe 8. A Hyundai Motor tem liderado a transição energética com nossas tecnologias avançadas de célula de combustível.
Ao adicionar capacidades autónomas ao nosso camião, o primeiro do mundo a ser produzido em massa movido a hidrogénio, a Hyundai está ansiosa para fornecer às frotas e operadores de veículos soluções adicionais que aumentem a segurança nas estradas e a eficiência no transporte de cargas, graças à tecnologia de condução autónoma líder da indústria da Plus." – refere Martin Zeilinger, vice-presidente executivo e chefe de desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor.
Introduzido pela primeira vez em 2020, o camião XCIENT Fuel Cell da Hyundai Motor realizou operações comerciais em oito países ao redor do mundo, estabelecendo um histórico de sucesso em aplicações reais e fiabilidade tecnológica.
Na ACT Expo do ano passado, a Hyundai apresentou o trator XCIENT Fuel Cell, o modelo elétrico com célula de combustível comercializado da Classe 8 6x4, alimentado por dois sistemas de célula de combustível de hidrogénio de 90kW e um motor elétrico de 350kW, proporcionando uma autonomia de mais de 725 km por carga, mesmo quando totalmente carregado.
A solução SuperDrive da Plus está a ser implementada nos EUA, Europa e Austrália. O sistema usa uma combinação de sensores de ponta, incluindo LiDAR, radar e câmaras, para fornecer perceção da envolvência, planeamento, previsão e capacidades de condução sem auxílio de condutor.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Hyundai Motor nesta importante iniciativa para criar opções de transporte mais sustentáveis e seguras. A Plus acredita num futuro descarbonizado com camiões elétricos com tecnologia de condução autónoma de ponta e alimentados por célula de combustível de hidrogénio, capazes de contribuir para melhorar a segurança e a eficiência." – conclui Shawn Kerrigan, COO e co-fundador da Plus.
PR