Para ajudar na transição dos clientes para o transporte elétrico, a Scania CV AB anuncia que formou a Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privado e semipúblico. A mudança estratégica verá 40.000 novos pontos de carregamento instalados nas instalações dos clientes e fortalecerá a oferta de mobilidade elétrica do Grupo Scania no futuro ecossistema de transporte.
A nova empresa, Erinion, é fundada pela Scania para fornecer soluções para carregamento de depósito e destino, com o objetivo de acelerar a adoção de camiões elétricos em linha com o propósito da Scania de impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. As soluções da Erinion permitirão que os clientes façam a transição sem problemas para frotas de emissão zero com tempo de atividade premium. Este será um fator-chave para cumprir a ambição declarada da Scania de que 50% de seu volume de vendas na Europa seja elétrico até 2030.
Carregamento de depósito e destino
Estudos do setor sugerem que o carregamento em depósitos será a principal fonte de energia para operações de curta e longa distância. Como complemento às redes públicas de carregamento, o depósito e o carregamento de destino oferecem infraestrutura de carregamento dedicada no depósito doméstico do cliente ou em outros locais pré-definidos. Isso tem muitas vantagens: programações de carregamento previsíveis que garantem veículos totalmente carregados, maior tempo de atividade e, em última análise, máxima eficiência operacional e economia por meio de custos de energia previsíveis e estáveis que são combinados com as operações específicas de cada cliente.
Ao fornecer custos de energia previsíveis e soluções personalizadas para as operações de cada cliente, o carregamento no depósito e no destino também permite níveis e horários de carregamento otimizados, ao mesmo tempo em que melhora a vida útil da bateria e a eficiência geral do veículo. Além disso, como o carregamento no depósito geralmente ocorre fora do horário de pico, isso significa tarifas de eletricidade mais baixas e controladas, enquanto o carregamento no destino pode acontecer de forma oportunista enquanto o motorista está descansando ou entregando mercadorias.
A pesquisa da Scania, validada por programas-piloto com clientes, revela o potencial de economia significativa de custos com as soluções de carregamento aprimoradas. Os clientes podem esperar reduções nas necessidades de investimento em até 50% e economias operacionais de até 15.000 euros por camião a cada ano.
Soluções personalizadas
Hoje, o carregamento de depósito está cada vez mais avançado. Ele vai além de fornecer carregadores, conexões de rede e instalação de manuseio. Com a nova empresa, os clientes de transporte da Scania poderão tirar proveito de software e hardware integrados avançados, bem como serviços operacionais e suporte. As soluções modulares e construídas especificamente podem ser oferecidas como um modelo padrão de revendedor (com pagamentos em dinheiro) ou um modelo de preços híbrido-flexível que permite aos clientes combinar pagamentos adiantados, locações financeiras e taxas para serviço e manutenção.
Inicialmente, a nova empresa estabelecerá sua presença no mercado da Suécia, Noruega, Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. Seguir-se-á um lançamento global no devido tempo. A abordagem independente da marca garante que empresas de todos os tipos, independentemente da marca do veículo, possam beneficiar da infraestrutura de carregamento e dos serviços operacionais da Erinion. Até 2030, projeta-se que 230 mil camiões elétricos estarão a circular pelas estradas europeias. Para suportar esse crescimento, a Erinion planeia instalar um mínimo de 40.000 pontos de recarga nas instalações dos clientes até 2030.
"Com a nossa solução, os clientes ficam tranquilos e podem concentrar-se no seu negócio principal, enquanto uma unidade de carregamento especializada cuida do hardware, software, financiamento e serviços operacionais necessários para operar o carregamento em escala com qualidade superior e eficiência de custos", explica Jonas Hernlund, chefe de energia e infraestrutura do Grupo Scania.
"Na transição, o sistema de transporte será redefinido. A nossa nova empresa de soluções de carregamento de depósito é um grande exemplo de uma iniciativa que desempenhará um papel importante para nossos clientes no futuro ecossistema de transporte ao fazer a transição para transportes elétricos", diz Gustaf Sundell, vice-presidente executivo e chefe de empreendimentos e novos negócios do Grupo Scania.
PR