Pela primeira vez na indústria de fabricantes de veículos pesados, a Scania integrou componentes reutilizados na sua principal linha de montagem, na Suécia, tornando-se o primeiro fabricante original de equipamento (OEM) a fazê-los. A conquista histórica ocorreu no início deste ano como parte do projeto de pesquisa conjunta iReGear com o KTH Royal Institute of Technology e a Scandinavian Transmission Service AB, e foi possível com o financiamento da Vinnova, a agência sueca de inovação.
A caixa de engrenagens 'remanufaturada' foi submetida exatamente às mesmas etapas rigorosas e testes de qualidade e função em linha que as caixas de engrenagens feitas de peças totalmente novas. Foi avaliado no mesmo equipamento de teste usado para novos, com monitorização de cerca de 100 parâmetros de qualidade e função.
A caixa de velocidades cumpriu devidamente todos esses requisitos e pôde, portanto, ser confirmada “como nova”, o que garante que cumpre os padrões de qualidade e de desempenho para ser instalada em veículos Scania.
Além da caixa de velocidades remanufaturada ser tão boa quanto nova, o processo de produção real mostrou enormes vantagens ambientais. Embora as taxas de substituição durante a remanufatura possam variar entre cerca de 10% a 100%, dependendo do histórico de desgaste, aquele componente em particular consumiu aproximadamente 50% menos material e causou 45% menos emissões de carbono em comparação com caixas de velocidades feitas apenas com novos componentes.
A remanufatura, que vê a reutilização de peças antigas para criar novos produtos com qualidade tão boa quanto nova, é vista pela indústria automotiva como uma estratégia promissora para atingir as metas climáticas e apoiar a transição para uma economia circular. Também aborda questões crescentes de escassez de recursos. Apesar de seu grande potencial, a remanufatura no setor automotivo europeu limita-se principalmente ao fabrico de peças de reposição para os mercados de aftermarket, que representam apenas 1,1% do novo fabrico, de acordo com o relatório da Rede Europeia de Remanufatura (2015).
A adoção mais ampla do processo exige que os fabricantes de veículos integrem os componentes remanufaturados diretamente nas linhas de produção de veículos novos, em vez de usá-los separadamente nas vendas para o mercado de reposição. Espera-se que o projeto pioneiro iReGear ajude a liderar o caminho para a indústria fazer essa mudança necessária nos esforços para criar uma indústria de transporte mais sustentável e limpa.
"Esta caixa de velocidades remanufaturada é um exemplo convincente de como o fabrico de veículos pesados pode tornar-se mais sustentável, circular e eficiente, mantendo os mais altos padrões de qualidade", diz Fredrik Nilzén, chefe de sustentabilidade da Scania.
"Esta pesquisa fornece a primeira evidência para apoiar o argumento de que é viável imaginar futuras organizações de manufatura integrando perfeitamente as operações de fabrico e remanufatura para desenvolver sistemas de manufatura circular que consumam menos recursos, produzam menos emissões e custem menos sem comprometer a qualidade e o desempenho", diz Farazee Asif, professor assistente da KTH.
"A STS remanufatura caixas de engrenagens há mais de 50 anos. É incrível poder desafiar a velha perceção de que as peças remanufaturadas só podem ser usadas para fins de pós-venda. Hoje, podemos refletir com orgulho sobre um período de colaboração bem sucedida, onde alcançamos avanços em tecnologia sustentável", diz Ola Stålebo, CEO da Scandinavian Transmission Service AB.
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