A evolução, tal como os ponteiros do relógio, não para. Exemplo disso mesmo é o ramo automóvel que não se abstém de colocar no mercado, a toda a hora, as mais recentes novidades ou simplesmente parcerias que têm como objectivo liderar os vários sectores do mercado.
E é precisamente com esse espirito/objectivo que a Bosch e a Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL) se uniram numa parceria, assinando um acordo de cooperação estratégico de longo prazo, que visa a realização de um trabalho conjunto no desenvolvimento de células da bateria de elevado desempenho. A função de cada empresa neste acordo, está bem definida. A CATL será responsável por projectar, desenvolver e fabricar as células de acordo com os requisitos da Bosch (que as comercializará), células que devem ser utilizadas em baterias de 48 volts, que virão ao encontro da hibridização que cada vez mais acolhe clientes e que será, certamente, padrão mínimo no mercado automóvel a breve trecho.
Na base desta projecção, está a meta traçada para 2025, ano que que a marca alemã prevê que, praticamente 20% dos carros novos vendidos anualmente em todo o mundo tenham um sistema de 48 volts e um conjunto de bateria a bordo. Por isso mesmo a Bosch, no final do ano de 2018, começou, em Wuxi, a produção em série da bateria de 48 volts.
Recorde-se que esta bateria é o elemento central dos motores de arranque dos sistemas híbridos de 48 volts, cuja eficiência os torna globalmente cada vez mais importantes. Ao juntar-se a esta aliança, o fornecedor de tecnologia e serviços assegura assim o fornecimento de células de bateria a longo prazo.
Entretanto, para Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do sector de negócios de Soluções de Mobilidade, "é importante que saibamos sobre células da bateria, mas não precisamos fabricá-las" para adiantar de seguida que “com a CATL, conseguimos ter um especialista em células para baterias de íons de lítio como parceiro. Em combinação com nossos sistemas de conhecimento e a experiência em gestão de baterias, iremos ampliar a nossa já forte posição no mercado de baterias de 48 volts”, concluiu.
A CATL, por seu turno, um dos principais especialistas mundiais em baterias de íons de lítio, está a construir uma fábrica de baterias em Erfurt, na Alemanha. Para a Bosch, esta parceria é mais um passo no caminho para a liderança de mercado em eletromobilidade. Actualmente, são já várias as construtoras automóveis globais que já utilizam a bateria de 48 volts da Bosch.