Com a evolução da tecnologia e a necessidade de satisfazer um consumidor cada vez mais exigente, o setor da logística e distribuição começa a olhar para a importância das aplicações web e novas plataformas que permitem digitalizar as suas operações. Neste sentido, à medida que as empresas se afastam de sistemas básicos que requerem servidores físicos e bases de dados, e cuja implementação e gestão são dispendiosas, a programação torna-se num elemento primordial para o crescimento desta indústria.
De acordo com Nacho Guinot, Diretor de Produto da Vonzu, “é graças a programadores e ao desenvolvimento de software que pequenas e médias empresas conseguem ter acesso a novas soluções de logística para as ajudar a otimizar os seus negócios. Normalmente, estes novos sistemas permitem melhorar a gestão da cadeia de fornecimento, o transporte de mercadorias e a gestão do fluxo de trabalho, levando a um funcionamento eficiente da empresa com menos intervenção manual”.
Como tal, a Vonzu, tecnológica catalã que pretende descomplicar os setores da logística e distribuição, que recentemente cimentou a sua operação em Portugal com o estabelecimento de uma equipa em Lisboa, mostra como a programação pode ser um aliado importante da transformação digital:
Controlo da operação em tempo real – um dos maiores desafios para distribuidoras e transportadoras prende-se com a otimização da sua eficiência e rentabilidade, que está dependente da centralização dos seus vários parceiros e clientes. Através da programação é possível, hoje em dia, conseguir uma visão 360º do negócio e permitir que a empresa acompanhe em tempo real toda a operação e todos os seus parceiros num só ecossistema.
Comunicação automatizada – a comunicação entre os vários stakeholders é o passo essencial para se construírem cadeias de abastecimento robustas. A programação tem permitido automatizar canais de interação, como sejam e-mails e mensagens de texto, oferecendo aos retalhistas e operadores logísticos uma cooperação mais fluida que, por sua vez, se reflete numa experiência de compra mais simples e eficaz ao cliente final.
Otimização de rotas – algoritmos desenvolvidos por programadores permitem já às empresas do setor otimizar as suas rotas, tendo em conta diferentes fatores como a capacidade dos seus veículos e os horários dos motoristas. Desta forma, é possível reduzir quilómetros percorridos, traduzindo-se num aumento na produtividade e um melhor aproveitamento dos recursos.
Gestão de incidências em tempo real – tendo em conta a capacidade de integrar os processos logísticos, de gestão de operadores e clientes numa só plataforma, a programação melhora também a gestão de incidências: permite ter uma rastreabilidade total e reduzir as entregas mal sucedidas, mantendo os destinatários finais informados a qualquer altura sobre o estado da entrega e/ou possíveis alterações na mesma. Esta visibilidade em tempo real abre também portas a uma maior proatividade das empresas no caso de haver incidências, levando a uma maior celeridade no contacto direto com o cliente para melhorar o serviço prestado e evitar reclamações.
Melhores decisões com base em dados – a figura do programador veio também abrir a “caixa de pandora” do mundo dos dados. Através de sistemas de monitorização de indicadores de negócios, que analisam diferentes dados sobre o processo de entrega de uma encomenda, as empresas conseguem melhorar constantemente o seu processo de tomada de decisão.