De Lijn encomenda 200 Citea Híbridos

12 dezembro 2019
3min.

A empresa belga de transporte de passageiros De Lijn, continua a sua cooperação com a VDL e consumou um pedido de 200 autocarros Citea híbridos. Nunca antes a VDL Bus & Coach recebeu uma encomenda deste tamanho da De Lijn. Desde 2014, De Lijn já encomendou um total de 620 veículos VDL Citea.

---

"Este pedido é uma confirmação do relacionamento de longo prazo com a De Lijn que desenvolvemos ao longo dos anos", disse Filip Malefason, director administrativo da VDL Bus & Coach Belgium nv.

“Ao usar o Citea híbrido, a De Lijn está a contribuir para melhorar a qualidade do ar, principalmente nas áreas urbanas. Em combinação com a redução de ruído que os autocarros híbridos alcançam, em comparação aos a diesel convencionais, isso significa uma melhor qualidade de vida para os moradores da cidade. Com as baterias totalmente carregadas, os autocarros híbridos podem percorrer longas distâncias usando apenas energia eléctrica, o que é particularmente benéfico para dirigir nas zonas de baixa emissão dos 13 centros urbanos flamengos”, referiu. 

Por sua vez para Roger Kesteloot, diretor geral da De Lijn esta “encomenda é a maior da história da nossa empresa. Contribui de forma importante para a qualidade do ar e para os objetivos climáticos. Com a introdução desses 200 autocarros, alcançaremos reduções anuais de um milhão de litros de diesel e 2.640 toneladas de emissões de CO2”, adiantou.

Nova Geração do Citea

O novo conceito híbrido para De Lijn, a nova geração do Citea híbrido, foi desenvolvida com base na experiência que De Lijn e VDL Bus & Coach obtiveram com os veículos entregues no passado. Tanto o híbrido Low Entry Citea quanto o Low Floor Citea, têm o mesmo motor de força eléctrico que o Citea Electric. Graças a uma nova e compacta tecnologia de bateria de 'alta potência', esses autocarros híbridos podem ser usados ​​ completamente a electricidade em áreas como centros da cidade e zonas de baixa emissão. De Lijn optou por uma alta capacidade de bateria, permitindo que autocarro com baterias 100% carregadas percorram até 30 quilômetros totalmente electricamente. Todos os ônibus híbridos são suportados por um gerador que atende aos mais rigorosos padrões ambientais europeus actuais e pode ser usado para recarregar as baterias conforme necessário. As baterias também podem ser carregadas através de um plugue de carregamento CCS Combo2.   No futuro, a autonomia eléctrica dos autocarros híbridos pode ser aumentada ainda mais, adicionando uma opção de carregamento rápido. Isso permite que os veículos sejam carregados usando um pantógrafo integrado na infraestrutura de carregamento.

As primeiras entregas deste novo pedido, estão agendadas para o segundo semestre de 2020 e os autocarros operarão em vários locais da Flandres.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.