A aposta numa gama transversal, completa e abrangente mantém-se como objectivo central da marca que introduz agora no mercado, e em simultâneo, todas as configurações de cabina: Simples de 2 Lugares, Longa de 3 Lugares e Dupla de 3 e 5 Lugares, bem como dois sistemas de tração (4X2 e 4X4).
A Nova D-Max assenta num historial com mais de 6 décadas de experiência no desenvolvimento de Pick Ups a nível global. Neste contexto, o novo modelo conta agora com importantes alterações a nível de design, conforto e qualidade de acabamentos, aos quais se juntam novas tecnologias, equipamentos e funcionalidades, bem como alterações técnicas ao nível do motor, chassis e suspensão, cujo resultado se traduz em mais eficiência, melhores performances e um conforto fora de série.
O novo look exterior, de que são exemplo o redesenho das ópticas dianteiras e traseiras em LED, os faróis de nevoeiro e para-choques ou as novas jantes em liga leve de 18” conferem um estilo mais moderno e vanguardista sem se distanciarem do ADN Isuzu de robustez e fiabilidade.
Ainda no capítulo da aparência, a Nova D-Max surpreende com a adoção de portas mais largas para maior acessibilidade ao interior, um para-choques traseiro de dois pisos para maior facilidade de acesso à área de carga e melhorias nos ângulos de ataque e saída fruto de uma maior altura ao solo.
Já dentro do habitáculo, somos envolvidos num interior mais amplo e espaçoso, com bancos redesenhados para um maior conforto, tecidos interiores mais resistentes e agradáveis ao toque, bem como um conjunto de acentos prateados ou em piano black que conferem um ambiente premium a bordo, muitas vezes fora do comum neste segmento de mercado.
Mas os maiores destaques vão para o nível de equipamentos e funcionalidades a bordo, já que a esta nova geração vem equipada de série com o Sistema ADAS (Advance Driver Assist Sistem), um conjunto de tecnologias de assistência à condução que promovem a segurança e o bem-estar dos ocupantes e que englobam sistemas de segurança activa e passiva. Entre o vasto leque de funcionalidades, o Sistema ADAS conta com o travão de colisão frontal, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, aviso sonoro de saída de faixa de rodagem, limitador de velocidade inteligente, deteção de ângulo morto ou de perigos em ultrapassagem ou mesmo alertas de detecção de veículos aquando da condução em marcha-atrás. Aliado a todos estes equipamentos, a Nova D-Max dispõe ainda de um sistema avançado de 8 airbags e sistema e- Call ativado de forma automática com georreferenciação em caso de acidente.
Mas nem só de segurança vive a nova D-Max. No conjunto de upgrades efectuados, o novo sistema áudio DVD Premium com display de 9” e comandos no volante constitui mais um luxo da nova gama D-Max. Além das habituais ligações por USB e Bluetooth, permite a ligação do smartphone (Android ou Apple), tudo sempre ligado ao painel de instrumentos para uma maior segurança e comodidade. O Sistema conta ainda com 8 colunas de som, 2 tweeters e sub-woofer para uma qualidade de som fora do vulgar.
No que respeita às capacidades de carga todas as versões, independentemente da configuração de cabina, contam com mais de uma tonelada de carga útil e o desenho da caixa foi modificado para optimização da área disponível com mais espaço em comprimento, largura e altura. Mas se a carga é muita, a facilidade de condução é compensada com a nova direção eléctrica assistida que melhora consideravelmente o ângulo de viragem e se ajusta em função da velocidade de condução, em prol do conforto e dos consumos.
Não menos importante são as aptidões fora de estrada e neste domínio, para além dos já referidos ângulos de ataque e de saída e de uma maior altura ao solo, a nova D-Max passa a dispor de um bloqueio de diferencial traseiro, responsável pela transmissão da potência a ambas as rodas do eixo traseiro, numa proporção de 50/50, melhorando o desempenho sobretudo em pisos escorregadios ou em situação de cruzamento de eixos, tão vulgares particularmente em condições de trabalho.
Especialmente redesenhado pela equipa de engenharia Isuzu, as soluções tecnológicas repensadas para o bloco de 1.9 Litros Diesel, cumprem as exigentes normas de emissões Euro 6d, mantêm a potência de 164 CV ao mesmo tempo que melhoram a performance e os consumos. Face à anterior geração, o Turbo de Geometria Variável (VGS) é agora controlado electronicamente, é adotado o Sistema Start Stop (ISS), a pressão do Rail de combustível é aumentada para 2.500 bar (face aos anteriores 2.000 bar) e introduz-se o sistema de tratamento de gases de escape com a utilização de AdBlue.
Já no que respeita à transmissão, a Nova D-Max mantém a oferta da caixa manual ou automática de 6 velocidades, esta última com melhorias na calibração com vista a uma operação mais rápida na selecção da engrenagem.
Segundo Luis Esteves, Responsável da Marca em Portugal, “A nova D-Max é uma revolução, não só no design interior e exterior, mas sobretudo no conjunto de melhoramentos levados a cabo pelos nossos engenheiros que pensaram alto e elevaram esta nova geração a um nível superior de conforto, qualidade e funcionalidade.”
O responsável acrescenta ainda que “oferecer uma gama completa e rejuvenescida é um argumento comercial fortíssimo e, simultaneamente, um desafio para conseguirmos dar o merecido destaque às aptidões, funcionalidades e qualidade que a nova D-Max oferece aos seus utilizadores.”
A Nova D-Max tem um preço de entrada de gama de 24.300 € (IVA excluído) para a versão de Cabina Simples 4X2. São, entretanto, várias as propostas e soluções de cabina disponíveis, tanto nas versões de trabalho, como de laser, num line up transversal que culmina nos 38.500 € (IVA excluído) preço correspondente à versão topo de gama LSE 4X4 de Cabina Dupla e transmissão automática.