Desenhado e concebido na Alemanha e na Austrália, e construído na África do Sul, o novo Amarok vai voltar a ocupar a sua posição no topo do segmento B das pick-up cabina dupla, com excelentes especificações, com um leque muito mais alargado de ajudas à condução do que o seu antecessor. Alguns dos primeiros modelos do novo Amarok já estão a circular camuflados em testes na Europa.
O design inovador e premium deste veículo multifuncional é claramente Amarok. Um poderoso e carismático exterior junta-se a um interior de alta qualidade. Apesar da camuflagem, já é possível perceber como as dimensões mudaram: com 5.350 mm de comprimento, o novo modelo é 100 mm mais comprido do que o seu antecessor. A distância entre eixos de 3.270 mm cresce 175 mm – como resultado, há mais espaço para os passageiros. A carga útil também aumentou até 1,2 toneladas, e agora é possível ter a imperiosa capacidade máxima de reboque de 3,5 toneladas em mais variantes de motor/caixa de velocidades. À medida que a distância entre eixos do novo Amarok está a aumentar em relação ao seu comprimento total, as saliências da carroçaria estão a diminuir. E isso tem um efeito positivo nas capacidades todo-o-terreno. Até a capacidade de travessia com água melhorou, permitindo uma maior profundidade.
Dependendo das variantes de motor/caixa de velocidades e do mercado, os motores disponíveis serão dois diesel diferentes com quatro a seis cilindros e com a cilindrada de 2,0 a 3,0 litros – sempre com tração integral inserível ou permanente. Uma grande variedade de modos de condução pré-configurados, auxilia o condutor, incluindo em situações fora de estrada. A segurança reforçada é conseguida por mais de 30 sistemas de assistência ao condutor, dos quais mais de 20 são completamente novos no Amarok.
Design como declaração de domínio
Por enquanto, ainda está camuflada. No entanto, no futuro, o exterior da pick-up apresentar-se-á de forma poderosa e carismática. “Para a nova geração, modificámos significativamente o design arquetípico do Amarok. É agora inequivocamente mais expressivo e, novamente impressionante”, diz Albert Kirzinger, Chefe de Design da Volkswagen Veículos Comerciais, resumindo o resultado.
A nova secção frontal é uma afirmação em si mesma. Impressionante: o capot reto e muito vertical com o ADN da marca bem presente. Carismático: as barras de grelha horizontais e superiores do radiador com os faróis LED concisamente integrados e estreitos, que vêm de origem em todas as versões. Terá como opção ‘IQ.Light – Faróis LED Matrix’; estes sublinham o visual high-tech do Amarok. Na parte frontal lê-se a palavra “Amarok”. Nas versões topo de gama um design em X dá-lhe um aspeto ainda mais agressivo.
Particularmente pronunciado na silhueta: as cavas das rodas como no modelo anterior. Ao contrário de muitas outras pick-ups, os topos dos arcos formam uma linha praticamente reta e não circular – uma característica típica do Amarok. As abas acima das jantes de liga leve, até 21 polegadas, e os pneus todo-o-terreno (disponíveis pela primeira vez em opção em 18 polegadas) têm um ar poderoso.
A nova pick-up Volkswagen também é impressionante vista de trás. O largo portão traseiro é emoldurado pelas luzes traseiras em LED, e a palavra ‘Amarok’ está gravada em relevo em toda a sua largura. Tal como no modelo anterior, também o novo Amarok tem espaço suficiente entre as cavas das rodas para que uma europalete seja carregada de lado e presa aos robustos anéis de amarra (+120 cm).
Um interior para tarefas profissionais e longas viagens
Com os seus controlos intuitivos, cockpit digital e ecrã de infotainment ao estilo de um tablet, o interior do Amarok tem uma aparência funcional e de alta qualidade. Tais detalhes sublinham o caráter premium da pick-up. Como é o caso de um sistema de som exclusivo, as elegantes superfícies de couro no painel de instrumentos e os painéis das portas com costuras decorativas distintas. O posicionamento premium do veículo verifica-se também nos assentos. Dá a todos os passageiros o conforto habitual da Volkswagen: condutores e passageiros do banco da frente sentam-se no novo Amarok em largos e confortáveis assentos, que podem opcionalmente ser configurados com ajuste elétrico de 10 parâmetros. A parte traseira da cabina também oferece muito espaço, permitindo a utilização por três passageiros adultos com todo o conforto.
Estarão disponíveis seis níveis de acabamento no novo Amarok: a versão básica ‘Amarok’. Seguem-se as versões ‘Life’ e ‘Style’. No topo de gama estarão disponíveis, a versão ‘PanAmericana’, a ‘Aventura’, além da exclusiva versão “R”.
Seguindo as marcas do sucesso
Já foram vendidas mais de 830.000 unidades do Amarok, até à data, na Europa, América do Sul, África do Sul e Oceânia. Os pontos fortes da bem-sucedida pick-up premium: motorizações, fiabilidade, capacidades de carga elevadas, funcionalidade sistemática e um autêntico design todo-o-terreno. A Volkswagen está a desenvolver ainda mais estes pontos fortes para a nova geração. O novo Amarok será lançado no início de 2023.
PR