O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento assinalou-se pela primeira vez em todo mundo em 2021 e a escolha da data coincide com o período de verão e de férias, onde milhões de famílias vão às piscinas, lagos, rios e praias.
Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde durante os últimos 10 anos morreram cerca de 2,5 milhões de pessoas afogadas. O afogamento continua a ser uma das principais causas de morte acidental constituindo um problema de saúde pública em que a prevenção é fundamental.
Em Portugal, o afogamento continua a ser a 2ª causa de morte acidental nas crianças, a grande maioria tem lugar em locais não-vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água.
Para Ricardo Vieira, Diretor-Geral da Volkswagen Veículos Comerciais, “É com imenso entusiasmo que colaboramos, mais um ano, com o ISN nesta missão de reforçar a segurança das praias portuguesas. Sabemos que este tipo de ações são cruciais para sensibilizar a população dos riscos que todos corremos, sendo as Volkswagen Amarok essenciais para enfrentar as missões mais desafiantes fora das zonas vigiadas, estando equipadas com os melhores equipamentos necessários para apoiar estes profissionais no trabalho de vigiar as praias portuguesas.”
Lançado em 2011, o projeto SeaWatch faz parte política de responsabilidade social da Volkswagen Veículos Comerciais e tem como objetivo assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores, prevenindo assim a ocorrência de acidentes por afogamento. A iniciativa materializasse através da cedência de várias Volkswagen Amarok, preparadas para assistência a banhistas e socorro a náufragos, operadas por militares da Marinha, da classe de Fuzileiros, a prestarem serviço nos órgãos da Autoridade Marítima Nacional.
Este projeto da SIVA|PHS/Volkswagen Veículos Comerciais conta com o apoio da bp Portugal, Volkswagen Financial Services e da Ageas Seguros.
A bp Portugal mantém-se associada ao projeto “SeaWatch” através do fornecimento do combustível e da compensação das emissões de carbono dos veículos de salvamento. As emissões de carbono calculadas do combustível consumido durante a época balnear serão compensadas através do “bp Target Neutral”, o programa internacional de gestão de carbono da marca (*). Esta iniciativa está alinhada com a nova ambição da bp, de atingir a neutralidade carbónica (net zero) até 2050 ou mais cedo e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo.
Para além deste apoio, o projeto “Sea Watch” conta, também, com o Volkswagen Financial Services e a Ageas Seguros como parceiros, na missão conjunta de aumentar a capacidade de socorro às vítimas durante a época balnear, garantido assim uma maior proteção e patrulhamento nas praias portuguesas. A seguradora, que disponibiliza produtos e serviços adaptados às necessidades dos seus clientes, pretende continuar a ajudar os portugueses a proteger-se contra os riscos, contribuindo para a sua maior proteção e a segurança na época balnear.
Balanço do Projeto Seawatch
O SeaWatch tem permitido salvar vidas, socorrer mais pessoas e ajudado a encontrar muitas crianças, sendo por isso uma mais-valia como reforço, que complementa as capacidades dos operacionais e mostra que é possível criar parcerias positivas entre o sector público e o sector privado.
Só em 2020 foram efetuadas 458 intervenções no âmbito deste projeto. As viaturas Amarok contam com desfibrilhadores e com profissionais formados com este equipamento de salvamento e socorro.
Este ano foram disponibilizados 30 VW Amarok em todo o país (incluindo ilhas) e 1 VW Caddy de 7 lugares, utilizado para as auditorias e formação.
PR