O lançamento destes modelos acontece num momento favorável para a Mitsubishi, em que a L200 lidera o mercado das pick-ups, com 34,5% de quota de mercado. [1]
Strakar Sport
A Strakar Sport é baseada na versão Cabine Dupla, face à qual sobressai pela inclusão de equipamento de conforto e de estilo, conferindo desde logo uma exclusividade adicional e um tom mais desportivo a este modelo.
Equipamento Strakar Sport
Aplicações exteriores a Preto: grelha do radiador, protecção inferior dianteira, anéis dos faróis de nevoeiro, abas laterais, jantes de 17”, espelhos retrovisores com indicadores de mudança de direcção, puxadores exteriores, estribos laterais e para-choques traseiro.
Strakar Extreme
Numa versão mais limitada e numerada, a Strakar Extreme parte da Cabine Club como um exercício de estilo bem mais apurado, apostando na decoração bicolor onde a presença de aplicações laranja são uma constante, enaltecendo visualmente ainda mais as capacidades deste veículo e dotando o mesmo de um forte impacto visual e exclusivo aos clientes que verdadeiramente se querem demarcar.
Equipamento Strakar Extreme
Estas edições especiais destinam-se especialmente a uma clientela profissional que procura a polivalência de uma pick-up com um cunho mais distinto, desportivo e agressivo, beneficiando ainda de um vasto equipamento adicional de série muito valorizado e que conjuga de forma ainda mais eficiente as boas capacidades fora de estrada com o elevado conforto de rolamento e segurança no asfalto.
Ambas as versões possuem o motor 2.4 DI-D MIVEC com 181 cv / 3.500 rpm e 430 Nm de binário às 2.500 rpm, acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades e ao sistema de Tracção Super Select 4WD-II. A Strakar Cabine Dupla Sport está disponível a partir de 36.005€ e 43.705,00€ (3 lugares e 5 lugares, respectivamente), custando a Strakar Extreme 34.205€ (IVA incluído). A estes valores acrescem as despesas de legalização e transporte.
Quarenta anos de sucesso das pickups da Mitsubishi
O lançamento das edições especiais L200 surge numa altura em que a Mitsubishi celebra os 40 anos de comercialização deste modelo. Em 1978 foi lançado o veículo que, durante as quatro décadas seguintes, proporcionou mobilidade a 4,7 milhões de pessoas: a pickup de 1 tonelada da Mitsubishi.
Os primeiros modelos receberam adequadamente a designação comercial "FORTE", embora as exportações tenham utilizado outras designações, como L200, que continua a ser utilizada ainda hoje. Desde o início, a FORTE foi concebida para fornecer transporte resistente e fiável a pessoas e mercadorias.
Para garantir que os clientes poderiam ir ainda mais longe, a Mitsubishi Motors tirou partido da sua tradição em tração integral, adicionando uma versão 4x4 à gama, em 1980. Isso tornou-se a base para os modernos modelos 4WD da Mitsubishi, tendo dado diretamente origem ao PAJERO/MONTERO e ao DELICA.
Em Março de 1986 é lançada a segunda geração deste modelo, com profundas alterações. As variações oferecidas passavam agora a incluir três tipos de carroçaria: cabina simples, cabina clube e cabina dupla, com estilos de carroçaria curta e longa, disponíveis com a primeira. Eram ainda apresentadas novas opções de transmissão (2WD e 4WD), com motores a gasolina de 2.0 e 2.6 litros e um motor diesel de 2.5 litros. Em maio de 1991 a viatura é introduzida no mercado japonês com a designação “STRADA”.
Em novembro de 1995 a terceira geração do novo modelo de pickup "L200 STRADA" é introduzida na Tailândia. A produção estava concentrada na fábrica de Laem Chabang da MSC Thai, de onde a pick-up era exportada para todo o mundo. As três variações de carroçaria eram a cabina simples, a cabina clube e a cabina dupla. Propulsionadas por motores diesel de 2.5, ou 2.8 litros, o seu mecanismo 4WD estava equipado com o inovador sistema "Easy Select 4WD".
A "STRADA/L200" foi comercializada na Tailândia e também exportada para a Europa, Oceânia, América Latina, Médio Oriente e África, tendo sido vendido um total aproximado de 1 046 000 veículos.
Em Agosto de 2005 surge a quarta geração, a “Triton”. Introduzida inicialmente na Tailândia, a venda nos outros mercados sucedeu logo depois. Apresentava três configurações de carroçaria (cabina simples, cabina clube, cabina dupla) e nos motores incluíam-se os recém-desenvolvidos 2.5 e 3.2 litros diesel common-rail. As opções de transmissão eram a 2WD e uma 4WD equipada com os sistemas "Easy Select 4WD" ou "Super Select 4WD". Foi exportada de forma faseada para cerca de 150 países em todo o mundo, tornando-se assim um importante modelo na estratégia global da Mitsubishi Motors. No total, foram produzidos um total de 1 423 000 modelos da L200/TRITON.
Em 2014 ocorre a introdução da quinta geração na Tailândia, que rapidamente ficou acessível a outros mercados.
Novamente com três configurações de carroçaria (cabina simples, cabina clube de duas portas e cabina dupla), conta com as seguintes unidades motrizes: 2.4 litros MIVEC turbodiesel (recém-desenvolvida), 2.5 litros turbodiesel e 2.4 litros a gasolina. As opções de sistema de transmissão são 2WD e 4WD, estando disponível o sistema "Super Select 4WD-II", que adota um atuador eletrónico.
[1] Dados da ACAP relativos ao mês de agosto.