A FIAT Professional apresentou hoje aos jornalistas, numa conferência de imprensa online a que a Eurotransporte assistiu, o novo e-Ducato, em linha com todas as características do Ducato com motor convencional, agora numa versão económica e ambientalmente sustentável.
A marca anuncia uma autonomia de 280km em ciclo WLTP, que pode chegar aos 370 em ciclo urbano. Integra um módulo de baterias de 79kWh que alimentam um motor eléctrico de 90 kW (aproximadamente 122 cv), que vai dos 0 aos 50 km/h em menos de 5 segundos. Em alternativa, pode ter um módulo de baterias de 47kWh, que permite uma autonomia de 170 km (WLTP) ou 235 km (ciclo urbano). Basta carregar meia hora para percorrer 100 km.
A FIAT pretende equiparar o mais possível este furgão à versão convencional, sublinhando isso mesmo através do slogan «100% Ducato - 100% Eléctrico». O comercial ligeiro eléctrico está disponível em quase todas as dimensões e formatos da carroçaria, chassis-cabine incluído, pelo que são cerca de 400 versões disponíveis para o novo veículo.
Desenvolvido com os clientes
O novo FIAT e-Ducato foi construído com o foco nos clientes, nomeadamente através de uma parceria com a DHL, em condições reais de utilização dos veículos. Ao longo de dois anos, foram feitos testes e recolhidos dados para criar ferramentas destinadas aos profissionais.
Assim, é possível escolher entre três modos de condução (Eco, Normal e Power) e ainda usufruir do Modo Tartaruga, que é automaticamente activado quando há pouca bateria e a performance do veículo é limitada (garantindo mais 8 a 10% de autonomia) e do Modo de Recuperação - único até ao momento no segmento de veículos comerciais ligeiros - permite que o veículo nunca pare, sendo que se um módulo de baterias não funcionar, os outros tomam o seu lugar, para assegurar que o furgão se mantém em funcionamento.
As baterias têm garantia de 10 anos ou 220.000 km na versão de 70 kWh, ou 8 anos/160.000 km na de 47 kWh.
Além disso, a marca criou um «ecossistema de serviços» para que os clientes encontrem soluções para todas as suas necessidades no que toca a carregamentos e não só. Para saberem qual o e-Ducato adequado à sua empresa, a FIAT criou a Pro Fit by e-Ducato, que pode ser descarregada gratuitamente na App Store e na Google Play. Já a ferramenta My Fleet Manager possibilita a gestão remota de frotas.
No que toca ao preço - que nos dias que correm continua a ser uma desvantagem dos veículos eléctricos - a FIAT garante que o Total Cost of Ownership do e-Ducato seja uma solução mais económica, num ciclo de 5 anos e 150 mil quilómetros, dados os menores consumos e manutenções e também graças ao aumento para 6 mil euros do apoio do Estado às viaturas eléctricas para empresas.
O FIAT e-Ducato já está em produção, em parte na fábrica do Grupo FCA de Sevel, em Atessa (Itália), sendo finalizado em Mirafiori (Turim). Daí já saíram algumas unidades, para fornecer os concessionários, como veículos de demonstração para os clientes, sendo que na primeira semana de Maio devem começar a ser exportados para os diversos países onde serão comercializados. Está previsto que cheguem a Portugal em meados do próximo mês.
Os preços para Portugal arrancam nos 49 600€ + IVA (Versão 3,5T MH1 10m3 bateria 47kWh de 122 cv). O veículo traz de série um carregador de 11 kW, sendo que o valor do carregador rápido acresce 2500€ + IVA.
O Fiat Ducato foi o comercial ligeiro mais vendido em termos globais na Europa em 2020.