Trata-se de um veículo de trabalho espojado e prático, pronto para ser configurado consoante os requisitos do proprietário. Chega ao mercado já no próximo mês e estará disponível em três configurações: modelo Utility Wagon de dois e cinco lugares e modelo Station Wagon de cinco lugares.
A versão do Grenadier Utility Wagon está homologada como veículo comercial. É uma folha em branco pronta a ser configurada segundo as necessidades exatas do cliente, construído para quem precisa um veículo de trabalho prático, mas sempre com conforto, requinte e características de série que o condutor moderno espera. A versão de dois lugares apresenta um piso plano em toda a extensão, capaz de receber uma Euro Palete padrão (1200 mm x 800 mm), enquanto a versão de cinco lugares oferece o equilíbrio perfeito entre a carga útil e a capacidade de transporte de passageiros. O cliente pode optar por uma janela lateral traseira em vez do painel cego de série, sem qualquer encargo adicional.
O Grenadier Station Wagon é um veículo de passageiros de cinco lugares, disponível no lançamento da gama numa das duas edições Belstaff. O ênfase é ligeiramente maior no conforto dos passageiros do que na capacidade de espaço de carga, com mais espaço para as pernas para os passageiros da segunda fila quando comparado com o Utility Wagon de cinco lugares.
Além das especificações de série do Grenadier, a INEOS Automotive também oferece duas edições do veículo pré-configuradas que refletem a filosofia partilhada da Belstaff e da INEOS Automotive quanto à produção de produtos genuínos e sem restrições, desenvolvidos para durarem. A criar vestuário exterior premium desde 1924, a Belstaff é conhecida pelos seus blusões emblemáticos em algodão encerado e o seu espírito percursor e inovador. As edições Grenadier Trialmaster e Grenadier Fieldmaster foram ambas cuidadosamente concebidas a pensar em finalidades especificas e construídas para enfrentarem atividades ao ar livre.
Todas as versões do Grenadier são veículos 4X4 de elevada capacidade, sem restrições. Mesmo os modelos de série Utility Wagon oferecem tudo o que a maioria dos utilizadores vai precisar: características todo o terreno inigualáveis, aptidões de condução em estrada melhoradas e um interior funcional, moderno e confortável. Mas cada cliente é único, pelo que cada Grenadier pode ser personalizado precisamente à medida de cada proprietário.
Para o lançamento, a INEOS oferece uma ampla gama de opções montadas de fábrica, as opções Rough ou Smooth pré-instaladas e uma vasta gama de acessórios. Uma abordagem sem licenciamentos significa que os clientes podem montar kits já existentes e os pontos de acesso elétricos pré-cablados significam que a instalação de faróis e outros acessórios elétricos é muito simples.
A partir de 18 de maio é possível fazer registos de encomendas num configurador online permitindo a qualquer pessoa nos mercados de lançamento configurar e encomendar o seu Grenadier. O configurador online em ineosgrenadier.com permite que os clientes acompanhem passo a passo a montagem do respetivo Grenadier perfeito e para os clientes na maioria dos principais mercados de lançamento, o preço do veículo é atualizado em tempo real. Um calculador de financiamento online também faz parte do processo. Assim que tenha decidido a configuração, o cliente poderá escolher o local de levantamento do veículo – um mapa interativo, que mostra os concessionários mais próximos, estará disponível no website. Um depósito de €2.500 – reembolsável até à assinatura do contrato de encomenda do veículo – assegura o agendamento da montagem do veículo.
Apoio aos proprietários
Desde o chassis de longarinas e travessas de secção retangular à carroçaria galvanizada e resistente à corrosão, todos os componentes no Grenadier foram desenvolvidos para serem resistentes e construídos para durarem. A INEOS utilizou aqueles que considera o melhor motor e a melhor caixa de velocidades possíveis, a melhor combinação possível de eixo e caixa de transferências para o Grenadier e afinou-os especificamente para cumprirem a tarefa em mãos. Assim que tenham recebido o respetivo Grenadier, os clientes terão a segurança de um apoio pós-venda abrangente por parte da INEOS. Os concessionários serão a espinha dorsal da rede de serviço, prestando serviço de manutenção, de reparação e de peças. Cobertura geográfica adicional será prestada por oficinas Bosch Car Service independentes, especializadas em 4X4, criteriosamente selecionadas e certificadas pela INEOS. O objetivo é que a maioria dos clientes esteja sempre num raio de 50 km de um ponto de assistência autorizado. Técnicos Flying Spanner, com base na INEOS HQ, estão de chamada para o caso da rede de assistência necessitar de apoio adicional. A Assistência rodoviária também será incluída de série em todos os Grenadier. Para todos os proprietários, a ajuda está sempre por perto. Quaisquer peças que não existam em armazém na rede, serão enviadas por correio expresso a partir de um centro logístico de peças global com 6.000 m2 na Bélgica. Globalmente, o Grenadier é entregue com uma garantia de três anos para a pintura, uma garantia de três anos para acessórios e o chassis de longarinas e travessas e os componentes da carroçaria terão uma garantia anticorrosão interna de 12 anos.
INEOS GRENADIER - CONSTRUÍDO COM UM PROPÓSITO
O Grenadier é um 4X4 construído com um propósito, com elevadas aptidões todo o terreno, concebido para dar prioridade à função sobre a forma. Inclui motores premiados, um chassis de longarinas e travessas, tração às quatro rodas permanente, até três diferenciais de bloqueio e eixos rígidos maciços. Ao aprender com os melhores veículos todo o terreno do passado e em parceria com os melhores fornecedores a nível mundial, a INEOS Automotive concebeu um veículo de trabalho verdadeiramente utilitário que é confortável, prático, duradouro e fiável, indo ao encontro das expectativas do condutor de 4X4 do século XXI.
O Grenadier é alimentado por uma seleção de dois motores BMW de 3 litros e seis cilindros em linha. Desde 2016, tanto o grupo motopropulsor BMW B57 Diesel como o B58 a gasolina têm provas dadas, surgindo regularmente nas listas dos dez melhores motores a nível mundial. Têm vindo a ser utilizados em tudo, desde carros desportivos a SUV. As duas motorizações dão a sofisticação e o requinte da BMW ao Grenadier, mas foram melhoradas pela equipa de desenvolvimento da INEOS Automotive. Além de proporcionarem uma aceleração forte no asfalto, também disponibilizam um binário elevado a rotações baixas - mantendo-o ao longo de todos os regimes de rotação – para um desempenho excelente em todo o terreno.
As características cuidadosamente calibradas ajudam o condutor a gerir com confiança o impulso e a aderência do veículo sem forçar o motor, garantindo o controlo total ao enfrentarem terrenos difíceis. O motor turbo a gasolina debita 286 CV (210 kW) e 450 Nm de binário, enquanto o motor diesel twin-turbo debita 249 CV (183 kW) e 550 Nm, para uma força de tração ainda maior. Start/stop incorporado, aumentando a autonomia e mantendo a qualidade do ar quando o veículo está parado.
Todas as versões do Grenadier podem ser equipadas com motor a gasolina ou Diesel (dependendo dos mercados), e a escolha não afeta o preço do veículo.
Qualquer que seja a versão escolhida, o motor do Grenadier está associado a uma caixa automática de oito velocidades dos fabricantes líderes na indústria, a ZF. Com um registo histórico impressionante, desde que chegou ao mercado em 2008, e com atualizações de produção para melhorar o desempenho, as caixas de velocidades automáticas ZF8HP gozam de ampla utilização na indústria automóvel.
O Grenadier foi concebido para ser um veículo de trabalho todo o terreno muito apto. Para cumprir este requisito, uma roda em cada canto garante projeções curtas na frente e atrás, um chassis de longarinas e travessas oferece uma altura ao solo excelente, enquanto uma admissão de ar elevada oferece confiança ao atravessar zonas com água.
Chassis de longarinas e travessas de secção retangular
A base do Grenadier é um chassis de longarinas e travessas de secção retangular. Simples, resistente e estável, está concebido para suportar exigências diárias em qualquer condição, quilómetro após quilómetro. O chassis em aço tem até 3,5 mm de espessura para uma rigidez e firmeza excecionais. Proteção máxima anticorrosão através de revestimento eletroforético, parafinagem de revestimento nas cavidades interiores e metalização da superfície exterior. Comprovando a confiança da marca na respetiva durabilidade, o chassis de longarinas tem garantia INEOS Automotive anticorrosão interna de 12 anos, líder na categoria.
Seguro e protegido
Mesmo num veículo 4X4 utilitário, robusto e apenas com o essencial, as características de segurança modernas são importantes. Assim, o Grenadier está equipado de série com uma variedade de sistemas de segurança integrados.
O Grenadier está equipado de série com dois airbags na frente, dois airbags de cortina e dois airbags laterais para o condutor e para o passageiro da frente. O Grenadier também inclui pontos de fixação para cadeiras de criança ISOFIX/iSize nos dois lugares traseiros junto às janelas, nos modelos de cinco lugares.
Em seguida apresentamos o equipamento também incluído de série para ajudar a manter os passageiros em segurança, descontraídos e no comando: travões Antibloqueio (ABS), Electronic Traction Control (ETC), e Electronic Stability Control (ESC), Automatic Hazard Warning, Tyre Pressure Monitoring System (TPMS), Seatbelt Reminder System e SOS emergency call††, Uphill Assist, Downhill Assist, Cruise Control e Trailer Stability Assist.
Um alarme e um imobilizador estão instalados de série e podem ser melhorados para um Advanced Anti-theft Alarm and Immobiliser, como opção.
Transportar a carga
O Grenadier está construído para enfrentar qualquer tarefa e foi desenvolvido para maximizar a carga útil e para transportar o que for necessário. O Utility Wagon de dois lugares pode receber uma euro palete padrão, com um volume de 2088 litros. O Utility Wagon de cinco lugares disponibiliza 1255 litros de espaço para carga, por trás da vedação após os assentos.
Com o banco traseiro rebatível a 60:40 totalmente rebatido, o Grenadier Station Wagon de cinco lugares oferece um volume de carga de 2035 litros. Com os bancos traseiros em utilização, o volume de carga no Grenadier Station Wagon de cinco lugares é líder na categoria com 1152 litros.
Quanto à fixação de carga, o Grenadier oferece flexibilidade no interior e no tejadilho. Um total de 10 argolas de fixação integradas é equipamento de série no Grenadier Station Wagon – 12 nos modelos Utility Wagon. Calhas interiores para carga embutidas no piso, um sistema de fixação de carga adaptável, assim como uma variedade de barreiras e divisórias para organização das cargas estão disponíveis como parte de uma gama de opções e acessórios para gestão adicional da carga.
A estrutura de tejadilho reforçada do Grenadier quanto à capacidade de carga no tejadilho, posiciona-o como o melhor na categoria. Calhas integradas no tejadilho e tiras de proteção em borracha são equipamento de série e foram concebidas para permitirem que os proprietários fixem equipamentos diretamente no tejadilho do Grenadier, a qualquer momento e com o mínimo de complicações. Para carregamentos normais no tejadilho os proprietários podem especificar a grade de tejadilho Rhino Rack com uma capacidade de carga dinâmica de 150 kg**. Quando estacionado, o Grenadier pode transportar até 420 kg no tejadilho.
A capacidade de reboque de 3,5 toneladas do Grenadier está disponível com acessórios de reboque particulares ou comerciais. Associado ao peso máximo vertical sobre a interface de reboque da INEOS Automotive – a qual pode receber vários acessórios como barras ou esferas de reboque – o Grenadier tem imensa flexibilidade e capacidade de reboque. Para melhorar a segurança, o comportamento e a condução, o Trailer Stability Assist é equipamento de série.
Contrariamente a muitos dos seus heróis anteriores, e mesmo alguma da atual concorrência na categoria, uma área de carga exígua não é problema para o Grenadier. As portas traseiras únicas bipartidas a 30/70 oferecem uma flexibilidade excelente para qualquer carga. A porta mais pequena (30) oferece acesso rápido e fácil para pequenos volumes e quando é necessária a largura total, é possível abrir a porta maior (70) para carregamento sem restrições de volumes de maior dimensão.
Sempre a procurar maximizar o lado prático e funcional, a INEOS Automotive fixou a face exterior da roda sobresselente virada para a porta maior (70). Agora, "ao contrário", permite que o anterior espaço morto dentro da jante, seja aproveitado para arrumação. Um compartimento com chave oferece um sítio prático, seguro e de fácil acesso para guardar coisas tais como botas enlameadas ou um casaco molhado.
O guincho opcional de alto desempenho montado de fábrica, produzido pelos fornecedores da NATO – a Red Winches – é forte, e foi desenvolvido com precisão e totalmente integrado no para-choques dianteiro. Disponibilizando assim 5,5 toneladas de força de tração, o Grenadier está sempre pronto para qualquer tarefa. A escada de acesso opcional em alumínio da INEOS Automotive montada na porta traseira mais pequena (30) oferece um acesso robusto e estável ao tejadilho. Suportando até 150 kg, a escada de acesso tem um revestimento eletroforético de metalização para máxima resistência e durabilidade.
Qualidade de construção de classe mundial
A fábrica de Hambach da INEOS Automotive tem instalações moderníssimas com 210.000 m². Emprega 1000 funcionários altamente especializados, conta com um excelente registo histórico no que diz respeito à qualidade da produção. A localização próxima do complexo automóvel alemão proporciona-lhe um acesso excelente a cadeias de abastecimento, talentos na área automóvel e mercados de vendas.
Desde a aquisição de Hambach à Mercedes-Benz em janeiro de 2021, a INEOS investiu mais de €50 milhões aos €470 milhões já investidos em 2019. A linha Grenadier inclui uma nova oficina de pintura semiautomática, uma secção de produção de carroçarias totalmente automatizada e um novo centro de qualidade.
Em 2021, a INEOS produziu mais de 26.600 Smart e quase 30.000 painéis dianteiros do modelo EQA contratados pela Mercedes-Benz. Hambach está a preparar-se para arrancar a produção em série em julho de 2022.
PR