Para a divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen, a partir de agora o foco será consistentemente colocado na reivindicação "o certo para todos". Tudo começou em 1949 com o T1 Transporter. Um por todos. Como Transporter, Samba Bus e camper van, o T1 teve sucesso global. Seguiram-se cinco gerações. Uma única plataforma forneceu a base para todos os derivativos. Depois veio a era da mobilidade elétrica, exigindo uma mudança de paradigma e a transformação do VW Bus. Um "autocarro" transformou-se em três, seja a Transporter, a Multivan ou o ID. O novo Multivan marcou o início em 2021 – uma van projetada para lazer e trabalho, disponível pela primeira vez com uma unidade híbrida plug-in opcional. Foi seguida em 2022 pelos ícones da mobilidade elétrica, o ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo (638 kg de carga útil).
Agora começou a contagem regressiva para o terceiro novo furgão: o Transporter e a versão shuttle da linha de produtos, o Caravelle – veículos comerciais com sistemas de acionamento e assistência de última geração e carga útil de mais de uma tonelada.
Ferramentas para profissionais
"Com o nosso novo Transporter, desenvolvemos ferramentas de última geração para profissionais. Juntamente com o Multivan e o ID. Buzz, podemos oferecer uma gama de furgões VW que é adaptada precisamente aos desejos de todos os nossos clientes", diz Lars Krause, membro do conselho de administração de vendas e marketing da Volkswagen Veículos Comerciais.
A gama de variantes Transporter e Caravelle completamente redesenhadas será enorme. O portfólio incluirá uma van em dois comprimentos e alturas diferentes, uma Kombi, um veículo dropside com cabine dupla e o Caravelle. Esta gama de carroçarias pode ser combinada com motores turbodiesel de última geração (TDI), bem como uma propulsão híbrida plug-in (eHybrid) e propulsores totalmente elétricos (e-Transporter e e-Caravelle). A divisão sistemática da linha de produtos T e o desenvolvimento separado associado de veículos para diferentes fins e grupos-alvo resultou agora num novo Transporter que tem mais qualidades de veículos comerciais do que nunca.
Quando o T1 foi apresentado à imprensa em novembro de 1949, ninguém tinha ideia de que essa van compacta e nova um dia se tornaria uma extraordinária família de modelos composta por três linhas de produtos e inúmeros derivados. Mas foi exatamente o que aconteceu. Primeiro, temos a Multivan (em dois comprimentos), que – com até cinco assentos individuais removíveis na traseira – não é apenas o polivalente perfeito para dirigir em lazer ou trabalho, mas também formará a base para a próxima geração da icónica van campista da Califórnia. E ainda há o ID.Buzz, que eletrifica viagens para famílias como "autocarro" e, na versão Cargo, eletrifica o transporte urbano de entregas e oferece uma opção de veículo elétrico para os comerciantes.
Também em 2024, a versão mais recente do ID. Buzz com uma longa distância entre eixos e bateria maior será lançada na Europa e América do Norte. Como terceira nova linha de produtos, o novo Transporter e o novo Caravelle completam a transformação da van VW. A partir de 2024, os novos veículos comerciais multitalentosos continuarão a história de sucesso de seus lendários antecessores. As pré-vendas do novo Transporter começarão na Alemanha antes do final de 2023. A Volkswagen Veículos Comerciais anunciará em breve as especificações do novo Transporter.