Volkswagen inicia pré-venda do novo Transporter

13 dezembro 2023
6min.

Pela primeira vez, o Transporter estará disponível com motorizações turbodiesel, híbridas plug-in e elétricas

---

A Volkswagen Veículos Comerciais lançará os sucessores dos atuais Transporter 6.1 e Caravelle 6.1 em 2025. Esta nova geração da linha de produtos foi significativamente aprimorada em todas as áreas. A fim de permitir o planeamento a longo prazo das frotas de veículos para todos os clientes-empresa e particulares, a Volkswagen Veículos Comerciais inicia no dia 14 de dezembro a pré-venda do novo Transporter, mas apenas na Alemanha, com preços a partir de 36.780 euros (líquidos), e se encomendado no início dos primeiros meses.

Esta próxima geração oferece equipamento de série significativamente expandido em comparação com os seus antecessores – incluindo um cockpit digital, ecrã central e os mais recentes sistemas de assistência – bem como uma gama completamente redesenhada de sistemas de arranque altamente eficientes. Com os novos modelos, a Volkswagen Veículos Comerciais desenvolveu pela primeira vez uma linha de produtos que estará disponível com motorizações turbodiesel, híbrida plug-in e elétrica.

Novo Transporter

ADN distinto

Com o seu design dianteiro e traseiro sóbrios, o novo Transporter é claramente reconhecível como parte da gama de modelos Volkswagen Veículos Comerciais. Faróis de LED são equipados na frente como padrão e são elementos definidores do design altamente aerodinâmico para veículos comerciais deste tamanho. Clusters LED também são usados na traseira como padrão. Como os seus antecessores, os novos modelos Transporter podem ser configurados com uma tampa do porta-malas ou portas de asa de abertura ampla.
O novo Transporter virá de série com recursos como travão de estacionamento eletrónico e função Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12 polegadas (Digital Cockpit), sistema de infoentretenimento (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto, serviços online e tela sensível ao toque de 13 polegadas), volante multifuncional, sensor de chuva, sistema de permanência em faixa Lane Assist, assistente dianteiro de travagem autónoma de emergência e display dinâmico de sinalização de trânsito com aviso de desvio de direção.

Ampla gama de carroçarias

A Volkswagen Veículos Comerciais oferecerá o novo Transporter como furgão com painel (sem janelas na traseira), furgão com painel Plus (com segunda fileira de bancos), furgão com divisória em L, Kombi (com vidros na traseira) e um veículo long dropside (com cabine dupla), além de um Caravelle (acabamento interno) em data posterior. Os modelos Kombi e furgão também estarão disponíveis opcionalmente com teto alto e distância entre eixos alargada. O tejadilho alto pode agora também ser combinado com a distância entre eixos mais curta.
O novo Transporter tem 5.050 mm de comprimento – um aumento de 146 mm em comparação com o antecessor. A distância entre eixos foi ampliada em 97 mm, para 3.100 mm, e haverá uma distância entreeixos opcional 400 mm maior. Com 2.032 mm, a sua largura externa é 128 mm maior que os antecessores (sem retrovisores exteriores).

Mais capacidade de carga

Graças ao aumento do comprimento, largura e distância entre eixos exteriores, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu aumentar significativamente a capacidade de carga da nova geração de modelos. Os valores da carga útil máxima e do peso máximo do reboque também foram melhorados. O maior volume de estiva do Transporter com distância entre eixos e teto padrão cresceu para 5,8 m3. A largura máxima entre as caixas de roda foi significativamente aumentada em 148 mm para 1.392 mm. A carga útil do Transporter com distância entre eixos padrão e tração TDI subiu de 1,2 para 1,3 toneladas. E foi aumentado o peso máximo do reboque desta versão, de 2,5 para 2,8 toneladas para a versão diesel com potências de 110 kW e 125 kW. Por último, mas não menos importante, a carga dinâmica máxima do tejadilho passou de 150 kg para 170 kg.
Ao separar os veículos comerciais dos veículos de uso puramente privado e dos veículos recreativos, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu otimizar totalmente as propriedades do veículo para as várias aplicações. Com o New Transporter, agora oferece um veículo no segmento B que é mais parecido com um veículo comercial do que nunca.

eHybrid em estreia

Pela primeira vez, a Volkswagen Veículos Comerciais também vai lançar o novo Transporter com propulsão híbrida plug-in (eHybrid) e propulsores totalmente elétricos (eTransporter) como alternativa aos motores turbodiesel (TDI) numa data posterior. A pré-venda começa com os motores turbodiesel para veículos com homologação N1 – ou seja, furgão painel, furgão painel Plus, furgão painel com divisória em L e cabine dupla. Os novos motores TDI estão disponíveis em três variantes de potência: 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv). Seguir-se-á uma propulsão híbrida plug-in com uma potência de sistema de 171 kW (233 cv) e quatro propulsores elétricos com 85 kW (116 cv), 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv).

As baterias dos modelos elétricos terão um teor energético (bruto) de 83 kWh. A versão base com o motor elétrico de 85 kW será oferecida com uma bateria de 54 kWh (bruta). Os modelos TDI e eHybrid vêm com tração dianteira. O sistema de tração integral 4MOTION está disponível como opcional para as versões TDI a partir de 110 kW. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira. Uma versão de tração integral também está planeada para uma data posterior.
PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.