A California é a carrinha de campismo icónica. Depois de ter fabricado mais de 280.000 unidades deste modelo campeão de vendas, a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta agora uma nova geração: a nova California. Baseia-se na versão longa do moderno Multivan. A Volkswagen Veículos Comerciais redesenhou todas as áreas da carrinha de campismo, tornando-a mais espaçosa, mais inteligente, mais sofisticada, mais versátil e mais sustentável. E, no entanto, continua a seguir as pegadas de design dos seus icónicos antecessores, dando continuidade a uma das grandes histórias de sucesso automóvel.
A Volkswagen Veículos Comerciais manteve, naturalmente, os principais pormenores da California, como o tejadilho elevatório e um interior cuidadosamente planeado até ao mais ínfimo pormenor. É também ideal para uso no dia a dia e – de um momento para o outro – uma carrinha de campismo apta para as viagens da vida. Tudo isto é agora conseguido com ainda mais sucesso com os mais recentes sistemas de propulsão, assistência e infotainment e uma nova arquitetura de autocaravana.
Pela primeira vez, todos os veículos California serão equipados com duas portas deslizantes de série, abrindo opções de utilização ainda mais versáteis. Outra estreia na nova California é um sistema híbrido plug-in de tração integral, fazendo com que a carrinha de campismo se transforme temporariamente num veículo elétrico, o que, ao mesmo tempo, permite autonomia alargada. As pré-vendas da nova California e do futuro da carrinha de campismo mais bem-sucedida de todos os tempos terão início em junho.
Cinco versões
A Volkswagen Veículos Comerciais irá propor a nova California nas versões Beach, Beach Tour, Beach Camper (com minicozinha na traseira), bem como Coast e Ocean (cada uma com uma kitchenette completa do lado do condutor). Isto significa que, mais uma vez, está disponível uma família completa de autocaravanas para satisfazer as mais variadas necessidades e situações de vida. A nova California é também um dos três pilares da maior gama de autocaravanas de qualquer fabricante alemão de veículos; está posicionada entre a mais pequena Caddy California e a maior Grand California. Dentro desta gama global, a nova California é perfeita relativamente à polivalência e combina as funções de um versátil mini-bus da Volkswagen para uso diário com as de uma carrinha de campismo multifuncional.
Todas as versões da nova California partilham o teto de abrir com uma janela frontal e uma grande abertura frontal, bem como duas janelas laterais adicionais no fole (todas com rede mosquiteira). Outra característica comum são as portas deslizantes dos lados esquerdo e direito, característica só estava disponível no lado do passageiro da frente nos pacotes de equipamento Coast e Ocean. No dia a dia, a nova California pode assim ser carregada e descarregada de ambos os lados. Nas viagens, os dois lados do veículo podem também ser utilizados, pela primeira vez, como um terraço ao ar livre. Um toldo opcional pode agora ser encomendado para o lado esquerdo ou direito para proteger da chuva ou de demasiado sol.
Outra novidade: bancos individuais em vez de um banco traseiro na parte de trás. Por outras palavras, as bicicletas podem agora viajar também no interior e os bancos podem ser posicionados individualmente de acordo com as preferências pessoais. Por último, mas não menos importante, todos os veículos da nova California, a partir da versão Beach Tour, estão também equipados com uma novíssima unidade de controlo da carrinha de campismo no pilar C, do lado do passageiro. Todas as funções podem ser controladas e verificadas através do visor. Em alternativa, as funções também podem ser operadas através de uma aplicação para automóvel correspondente no sistema de infotainment e da aplicação California num smartphone. Um pequeno pormenor técnico demonstra como a nova California está bem pensada em todas as áreas: todas as luzes LED e de fundo no interior podem ser desligadas ao mesmo tempo com um breve toque duplo num dos numerosos interruptores de luz – uma característica que muitas vezes nem sequer se encontra em hotéis de luxo.
Multivan é a base de última geração
Em termos técnicos, todos os veículos da nova California têm por base a inovadora plataforma modular de matriz transversal (MQB) e, por conseguinte, a atual versão de distância entre eixos longa do Multivan. A carrinha de campismo tem 5.173 mm de comprimento (antecessor: 4.904 mm); a largura sem espelhos exteriores é de 1.941 mm (antecessor: 1.904 mm). Com 1.990 mm, incluindo o tejadilho rebaixado, a altura é idêntica à do antecessor, o que significa que é novamente adequado para parques de estacionamento de vários andares. A longa distância entre eixos, de 3.124 mm, garante ainda mais espaço a bordo do que no antecessor. Quando o tejadilho está fechado, a altura interior é de 1.297 mm; quando o tejadilho elevatório está aberto, esta altura aumenta para 2.108 mm. Graças à plataforma MQB, uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor está disponível para a nova California, proporcionando segurança e conforto adicionais, desde a função de travagem do veículo em sentido contrário em cruzamentos até ao Travel Assist, que oferece assistência de condução semi-automatizada, aumentando assim o conforto de condução em longas distâncias.
Propulsão híbrida plug-in e 4MOTION
A nova California conta com três sistemas de propulsão distintos, que podem ser combinados com todos os pacotes de equipamento e estão todos acoplados a uma caixa de velocidades automática. A Volkswagen Veículos Comerciais utiliza uma unidade de quatro cilindros com uma potência de 110 kW (150 cv) como eficiente motor turbodiesel de injeção direta (TDI). O motor turbo a gasolina de injeção direta (TSI) da nova California, igualmente de binário elevado, produz 150 kW (204 cv). Tanto o TDI como o TSI acionam o eixo dianteiro. Uma novidade para o California é a nova motorização híbrida plug-in (eHybrid) com uma potência de 180 kW (245 cv). A nova California é o primeiro modelo MQB do Grupo Volkswagen a combinar uma propulsão híbrida plug-in com o sistema de tração integral 4MOTION.
A versão híbrida plug-in permite que a nova California se transforme num veículo elétrico para utilização diária. A elevada eficiência combinada de um motor elétrico e de um motor TSI de alta tecnologia (1.5 TSI evo2) também permite largas autonomias e uma capacidade máxima de reboque de até 2.000 kg, fazendo da nova California eHybrid 4MOTION o companheiro ideal para todos os viajantes do mundo, campistas de inverno e campistas com barcos ou bicicletas num atrelado.
As pré-vendas da nova California terão início em junho de 2024 e as primeiras entregas ocorrerão no segundo semestre do ano.
PR