Volkswagen desvenda o design da sétima geração Transporter

07 junho 2024
5min.

A Volkswagen Veículos Comerciais está a transferir o design do Transporter para a era moderna com a sétima geração completamente nova. O lançamento no mercado está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

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A Volkswagen Veículos Comerciais está a apresentar os primeiros detalhes de design da nova geração do Transporter. “Estamos a transferir o ADN do nosso ícone para os tempos modernos com o Transporter completamente novo”, explica Albert Kirzinger, diretor de design da marca Volkswagen Veículos Comerciais. Segundo Kirzinger, “os pormenores da sétima geração retomam as características de design dos seus seis antecessores e dão-lhes uma nova interpretação. É uma história com tradição: cada novo Volkswagen Transporter sempre representou uma nova era visual, uma ponte estilística entre uma longa história, o presente e o futuro. Foi precisamente este rumo que manteve esta gama atualizada durante mais de oito décadas, tornando-a a série de carrinhas mais bem-sucedida do mundo na sua classe”.

ADN ‘Pão de forma’: “Basta um segundo para reconhecer imediatamente o Transporter - redesenhado do primeiro ao último milímetro - como o sucessor do T6.1 e como membro da família ‘Pão de forma’ ”, afirma Albert Kirzinger, que especifica: “O design segue consistentemente o icónico ADN da marca. Isto já é evidente na carroçaria principal, que tem o contorno característico da linha de produtos por baixo das janelas laterais. Este ADN único pode ser encontrado em todas as áreas do design exterior e também torna o novo Transporter a referência no seu segmento”.

O novo Transporter ao pormenor

À frente - O T5 pode ser reconhecido imediatamente pela forma da grelha do radiador, o T6.1 pelos faróis e o T1 pelo formato pão de forma e a frente em V – em todos eles o novo Transporter foi buscar referências. Estas referências podem também ser encontradas em toda a atual gama da Volkswagen Veículos Comerciais. O diretor de design acrescenta: “O design frontal do nosso sétimo Transporter deixa imediatamente claro que é um membro da família e complementa a dupla Multivan e ID. Buzz”.

A silhueta - A vista lateral do Transporter, que tem entre 5.050 mm e 5.450 mm de comprimento, mostra o design típico da marca. “Tal como no T6.1, prolongámos o contorno superior dos faróis como uma linha para os lados. Isto continua até à traseira e cria uma curvatura linear pronunciada acima dela. Esta linha separa as zonas superior e inferior da carroçaria e é uma homenagem ao T1", afirma Kirzinger. A gama de jantes de 16, 17 e 19 polegadas do Transporter também foi redesenhada. Particularmente marcante é a jante de liga leve Indianapolis de 19 polegadas, com a sua aba cortada em diamante, bem como seis raios pretos e superfícies interiores. A tampa do depósito de combustível integrada na zona do pilar B das versões diesel e híbrida plug-in, tal como no T6.1 e no Crafter, está novamente acessível de forma ideal. A tampa da tomada de carregamento dos modelos com motorização híbrida plug-in e totalmente elétrica encontra-se sob o farol direito.

 

Traseira - A traseira do sétimo Volkswagen Transporter tem um design homogéneo e, por isso, apresenta os traços claros e característicos de um Veículo Comercial Volkswagen. A variante comercial estará novamente disponível com um portão traseiro ou com duas portas traseiras. Embora completamente redesenhado e tecnicamente renovado, a forma marcante dos faróis traseiros de LED cria uma ponte estilística com o T5. “Com uma linha horizontal por baixo do óculo traseiro e uma faixa preta acima da matrícula, formamos uma faixa horizontal suave entre os grupos de luzes traseiras em forma de C, que também usamos aqui para enfatizar a clareza icónica do novo Transporter”, diz Albert Kirzinger. E continua: “Como sempre num veículo comercial Volkswagen, não há nenhuma linha que não seja lógica. As linhas horizontais descritas por baixo do óculo traseiro e nas laterais por baixo dos puxadores das portas são um bom exemplo disso, enquadrando o logótipo da Volkswagen e estendendo-se até às luzes traseiras com precisão milimétrica.”  Mais uma vez, a forma segue sempre a função no sétimo Transporter. O portão traseiro ou as duas portas laterais de correr são outro exemplo, prolongando-se até ao para-choques, o que resulta numa altura de carga reduzida de apenas 575 mm a 638 mm (consoante a versão).

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