O novo lubrificante agora lançado pela Eni, está em conformidade e é aprovado de acordo com a especificação Renault RN17. Este é um lubrificante de última geração utilizado no primeiro enchimento e recomendado para os sucessivos atestos, nos mais recentes modelos Euro 6 a gasolina e a diesel da marca francesa.
Renault RN17 (ACEA C3 – SAE 5W-30) é uma especificação concebida para motores de gasolina com turbocompressor e injecção directa (TGDI), incluindo testes específicos para assegurar a performance do filtro de partículas de gasolina (GPF), a limpeza dos pistões e a protecção contra o desgaste do trem de válvulas devido a uma possível presença de fuligem. A RN17 substitui as anteriores especificações de gasolina RN700 e RN710.
Lembrando um pouco de história, foi em 2007, coincidindo com o lançamento do modelo Laguna III, que a Renault introduziu no mercado as suas próprias especificações de óleo motor, conhecidas como RN.
Os lubrificantes com homologação RN permitem intervalos de mudança de óleo prolongados (30.000 kms ou 2 anos), garantindo a protecção do motor nas mais diversas condições de condução.
Depois de 2007, os motores Renault começaram a preconizar as seguintes especificações: RN0700, para motores atmosféricos a gasolina; RN0710, para motores turbo a gasolina ou diesel sem filtro de partículas (DPF) e RN0720, para motores a diesel com DPF.
A partir de 2018 surge a nova especificação RN17, para motores a gasolina e diesel de última geração e todos os motores a gasolina anteriores a 2018.
Esta fórmula caracteriza-se pela colaboração com a sustentabilidade e o controlo das emissões contaminantes, além de reduzir os consumos de combustível.
Para os motores a diesel anteriores a 2018, a marca francesa recomenda o uso do Eni i-Sint techR 5W-30 (RN0720). Este lubrificante é comercializado em Portugal, em embalagens de 5, 205 e 1000 litros.