A PETRONAS Lubricants International (PLI) indica que o aumento dos acidentes rodoviários, o trânsito congestionado e a regulação governamental rigorosa deverão levar a um crescimento na procura por fluidos de refrigeração, de travagem e de transmissão melhorados. Estes fluidos funcionais são os “heróis ocultos” da proteção e segurança dos veículos. Ao combinar componentes de transmissão, eixo e diferencial com sofisticados sistemas de refrigeração e travagem, os condutores garantem maiores funcionalidade e segurança para todos os tipos de veículos.
Nas feiras automóveis Autopromotec e Automechanika deste ano, a PETRONAS constatou um maior interesse nestes fluidos de refrigeração, transmissão e travagem, com vista a completar a abordagem holística à segurança automóvel. A sua conceituada gama PETRONAS Tutela foi concebida para a proteção de sistemas que muitas vezes passam despercebidos dentro do motor, arrefecendo as suas partes vitais – um lembrete a todos os condutores sobre a importância de uma proteção mecânica completa. A gama PETRONAS Tutela prolonga, comprovadamente, a vida útil de todos os tipos de veículos.
Evitar a tensão e o sobreaquecimento
À medida que os carros se tornam mais rápidos, com sistemas mais pequenos, mas mais potentes, o calor dentro do motor aumenta. Os veículos modernos têm mais peças móveis do que os antigos, o que significa que selecionar o lubrificante certo é ainda mais importante. Estes múltiplos componentes estão sob uma tensão contínua e intensa, e o facto de abordarem estas áreas específicas é o que torna os fluidos de refrigeração tão vitais. O sobreaquecimento de um veículo pode sair extremamente caro, perigoso para os condutores e passageiros e, em alguns casos, fatal para a vida útil do motor.
Assim, a corrosão dos componentes metálicos é um dos maiores desafios a ultrapassar, uma vez que pode levar a danos graves e é uma das causas de muitos acidentes de viação. Os refrigerantes PETRONAS Tutela formam uma camada protetora altamente eficaz que trabalha incansavelmente para defender o Sistema de Arrefecimento contra esta corrosão.
Os sistemas de travagem atuais também causam muita tensão aos veículos, sejam eles ligeiros, eletrificados, comerciais ou industriais. É por isso que a gama PETRONAS Tutela inclui fluidos de travagem que proporcionam desempenho e durabilidade otimizados dos componentes.
Os carros automáticos são cada vez mais populares, mas os seus sistemas de transmissão são muito mais complexos, e geralmente registam rotações mais elevadas, do que os dos veículos manuais. Isto significa que são necessários fluidos para reduzir a fricção e melhorar o consumo de combustível. A PETRONAS Tutela reduz a carga, combinando um óleo de baixa viscosidade com uma película fluída capaz de resistir à pressão.
Ainda no que toca aos carros mais novos, uma vez que têm mais engrenagens – o que significa mais peças móveis –, os lubrificantes desempenham um papel ainda mais importante. Mais engrenagens representam mais oportunidades de fricção, conduzindo a temperaturas mais elevadas na transmissão. A PETRONAS Tutela tem a redução da fricção e a baixa viscosidade no seu cerne, permitindo-lhe combater o aumento da temperatura e compensar a perda de energia.
Um visual renovado para ajudar a escolher a solução certa
Com gamas tão amplas e diferentes fluidos necessários para diferentes partes do carro, os condutores podem sentir-se assoberbados e confusos com a quantidade de opções disponíveis, sem saber qual é a melhor para as suas necessidades. Para ajudar os clientes e facilitar a escolha, a gama PETRONAS Tutela sofreu uma transformação – agora é fácil identificar cada produto e a sua funcionalidade, desde o líquido de refrigeração ao fluido de transmissão, verificando o ícone ilustrado na embalagem. A gama de refrigerantes PETRONAS Tutela conta também com um código de cores que refletem a cor do fluido no seu interior.
Desenvolvidos pela PLI no seu centro de Investigação e Desenvolvimento em Turim, estes fluidos foram concebidos para proteger uma ampla variedade de veículos – desde automóveis de transporte de passageiros europeus e asiáticos a veículos agrícolas, passando também por veículos de construção e comerciais –, e ao mesmo tempo proporcionar um desempenho imbatível.
PR