Pilotos são parte da Solução na TAP

06 janeiro 2022
2min.

As palavras são de Tiago Faria Lopes, presidente do SPAC - Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, que participou numa reunião promovida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

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No dia em que a TAP foi considerada pela “AirlineRatings” como a companhia aérea mais segura da Europa, distinção indissociável do desempenho dos seus pilotos, o SPAC - Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, através do seu presidente, Tiago Faria Lopes, participou numa reunião, promovida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, com representantes dos sindicatos do universo TAP.

A reunião, on-line, realizou-se no âmbito da recente aprovação do plano de reestruturação da TAP em Bruxelas, em Dezembro, e contou ainda com a presença de Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP.

No contexto das explicações e anúncios aos sindicatos feitas pela Tutela, o SPAC, que integra pilotos de todas as companhias áreas com base em Portugal, bem como Associados noutros mercados internacionais, destaca a atitude dos Pilotos no processo de recuperação - que se pautou e sempre se irá pautar como uma parte da Solução para a viabilização da transportadora aérea nacional.

A principal preocupação do SPAC, no atual cenário de recuperação do mercado, é a potencial falta de pilotos para assegurar a operação do dia-a-dia no futuro próximo da TAP. Além dos despedimentos e saídas voluntárias, torna-se imperativo rever os termos do acordo de emergência que permitiu encarar o pior período da história recente da Aviação Comercial, mas que também tornou a TAP pouco atrativa face ao panorama internacional. Este cenário pode levar à saída massiva de pilotos, motivada pelas melhores condições laborais oferecidas por outras companhias.

Adicionalmente, a retoma da procura no sector faz antever uma época alta em 2022 comparável a anos pré-pandemia. Nesse sentido, o SPAC vê com apreensão o cancelamento de inúmeros voos da TAP nas últimas semanas, com graves prejuízos para a Empresa, para os seus Clientes e para a economia e imagem do país. Estes cancelamentos reflectem o desajuste do quadro de tripulantes de cabine face à necessidade operacional. Teme o SPAC, a breve trecho, a transposição dessa realidade para o quadro de pilotos pela tendência de retoma verificada no mercado.

PR


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