A norte-americana RAM, marca do grupo Stellantis, vai lançar no fim-de-semana de 10 e 11 de junho, na Alemanha, o motor V6 Pentastar eTorque com que equipa a Pick-Up RAM 1500, nas variantes Big Horn, Laramie e Rebel.
Com uma capacidade de 3,6 litros e 305 Cv, para um binário de 364 Nm, a RAM anuncia um significativo progresso de ordem ambiental com este propulsor, destacando as reduções das emissões de carbono e de consumo de combustível, estimada em 19%, quando comparado com o anterior motor V8 de 5,7 litros de capacidade.
A RAM destaca que o aturado trabalho na eletrónica confere uma vantagem significativa na poupança de energia, e essencialmente graças à adoção do sistema eTorque mild hybrid, que substitui o alternador tradicional. Segundo a marca, a unidade motriz é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 430 kWh, que fornece 48 volts de corrente durante a aceleração e as mudanças de velocidade. A bateria também tem um conversor de 3 kW para manter um motor de arranque convencional de 12 volts, utilizado para arranques a frio devido à sua elevada eficiência em temperaturas extremas.
Com tecnologias avançadas, como a regulação variável das válvulas e a elevação variável das válvulas a dois tempos, e ainda um sistema de recirculação dos gases de escape arrefecidos asseguram a redução do consumo de combustível e das emissões a cargas mais elevadas.
Para suportar o aumento da capacidade de reboque e de carga, foi introduzida uma nova caraterística essencial: a recuperação de energia durante a desaceleração e a travagem para recarregar a bateria.