A celebrar 25 anos de presença em Portugal, a Astara representa seis marcas - Kia, Mitsubishi, Fuso, Maxus, Isuzu e Piaggio - e prepara-se para alargar o seu portfólio com o lançamento, em março, de nova representação, a KGM, de origem sul-coreana, anteriormente conhecida por Ssangyong, que desde 2022 pertence ao KG Group.
A marca entrará em Portugal, em março, com o Torres, um SUV com imagem “aventureira”, que se posicionará entre os segmentos C e D, já disponível na versão com motor de combustão interna, mas que este ano incluirá uma versão 100% elétrica, designada EVX, com uma potência de 150 kW (204 cv) e uma autonomia de 500 km. Segundo os responsáveis da Astara em Portugal, no ano de lançamento a expectativa de vendas da KGM é na ordem das 800 unidades. A marca está atualmente presente em todos os continentes e atravessa uma fase de grande expansão e crescimento, com modelos para todos os segmentos SUV - o Tivoli (B-SUV); Korando (C-SUV) e Rexton (D-SUV) - e a pick-up Musso, sendo crível que também estes venham a estar disponíveis no mercado português.
Para Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara Portugal, “decorridos 25 anos sobre o arranque das operações, estamos certos de ter deixado já uma marca muito relevante na atividade de distribuição automóvel em Portugal, contribuindo para a sua transformação e para uma crescente proximidade às reais necessidades de pessoas e empresas”. Numa nota sobre o futuro, o gestor da operação portuguesa da Astara foi claro, quando reiterou que a empresa quer “levar ainda mais longe o profundo compromisso com a inovação, fruto do momento especialmente entusiasmante em todas as nossas marcas, assim como pela dinâmica de novos negócios que estamos a imprimir em toda a operação, para o que reforçámos os nossos recursos humanos e alargámos as nossas instalações.”
O melhor ano de sempre
A Astara teve o seu melhor ano de sempre em vendas e acredita que há fortes perspetivas de crescimento graças a uma gama em acelerada modernização, incluindo o lançamento da nova marca, e o desenvolvimento de soluções inovadoras de negócio, como a subscrição (aluguer flexível) de veículos através de canal 100% digital, de forma a oferecer ao cliente mais flexibilidade na mobilidade, com custos mais reduzidos.
O volume consolidado de vendas atingiu, em 2023, um total de 13.152 unidades, incluindo veículos novos e usados (1736 unidades), com destaque para as 7.012 veículos Kia comercializados. Seguiram-se Mitsubishi (2.256), Isuzu (1.068), Fuso (871), Maxus (187) e Piaggio (22). Em 2022, a empresa fechara o ano com 12.115 vendas. A empresa prevê superar a barreira das 17 mil unidades em 2024, fruto da renovação das gamas, e particularmente no processo da eletrificação.
O ano de 2023 foi também marcante para a Mitsubishi, pela sua reentrada em força no mercado europeu e, particularmente, em segmentos muito expressivos como são o “B” e o “B-SUV”, respetivamente com o Colt e o ASX. Em resultado desta aposta, a Mitsubishi afirmou-se como a marca de maior crescimento do mercado nacional no mês de janeiro, com Colt e ASX a representarem cerca de 63% do total das vendas da marca em Portugal.
Nova geração Outlander
A gama será enriquecida em breve com a nova geração do Outlander PHEV, um dos modelos de maior sucesso na história da marca na Europa.
Também a FUSO teve em 2023 um ano grande relevância, com a preparação do lançamento do eCanter, versão 100% elétrica deste modelo produzido em Portugal, e reforçou a sua sólida posição no segmento dos camiões ligeiros.
Já a Isuzu continua a ter como ponta-de-lança a pick-up D-MAX, que em 2023 registou o seu melhor ano de sempre na Europa, fazendo valer o capital de reputação que conquistou ao longo de mais de duas décadas. O portefólio da marca japonesa passou ainda a incluir uma gama alargada de camiões ligeiros e pesados.
A Maxus, marca pioneira em Portugal na oferta de uma gama completa de viaturas elétricas para o segmento profissional, confirmou uma entrada muito bem-sucedida no mercado nacional, assegurando no final do ano o primeiro lugar nos subsegmentos de furgões médios e grandes de mercadorias elétricos. Pontos altos em 2023 foram ainda o lançamento da T90, a primeira pick-up 100% elétrica do mercado, e do EH300, um camião também totalmente elétrico.
Para a Piaggio Comercial, 2023 foi o segundo ano completo de comercialização do novo Porter NP6, um veículo comercial ligeiro configurável para as mais diversas necessidades profissionais, com opção bi-fuel, vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância.