HVO100 disponível pela primeira vez numa estação de serviço Eurowag

30 janeiro 2024
7min.

O biocombustível HVO100 é a solução para as empresas de transporte que pretendem começar a reduzir as emissões de forma imediata

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A Eurowag, a empresa europeia líder no fornecimento de soluções ao nível do transporte rodoviário, disponibiliza agora HVO100 renovável na sua estação de serviço de Ort, na Áustria. O objetivo é permitir às empresas de transporte reduzirem as emissões produzidas pelo transporte rodoviário comercial (TRC) de forma rápida e fácil. Ao contrário de outras soluções de baixas/zero emissões, como a bioLNG ou propulsão a bateria ou a hidrogénio, o biocombustível HVO100 não precisa de renovação da frota (está pronto a ser utilizado).

O HVO100, produzido apenas a partir de fontes renováveis, tem um excelente potencial para o transporte comercial de mercadorias. De facto, este pode ser facilmente reabastecido nos atuais motores diesel Euro 6, tornando mais fácil para as transportadoras implementarem soluções de baixas-emissões. O HVO100 é o combustível mais sustentável no mercado no que diz respeito a veículos a diesel. Comparado ao diesel tradicional, este reduz as emissões de CO2 até 90%, de partículas e de hidrocarbonetos em 30%, de monóxido de carbono em 24% e produz menos 9% de óxidos de azoto.

“Com a pressão geral no sentido de reduzir emissões em toda a cadeia de abastecimento e a crescente ênfase nas questões ESG, é essencial que as transportadoras tenham a oportunidade de ir ao encontro das expetativas do cliente, no que diz respeito à sustentabilidade e a uma baixa pegada de carbono. Efetivamente, reabastecer com HVO100 em vez de diesel tradicional é uma estratégia muito eficaz - se as transportadoras optarem por este método, podem começar a reduzir emissões quase de forma imediata, uma vez que podem recorrer aos seus próprios camiões com motor de combustão interna, não havendo necessidade de troca de veículos. O HVO100 consegue, assim, remover uma forte barreira que, no caso de combustíveis com emissões baixas ou nulas, é a necessidade de fazerem grandes investimentos na frota”, diz Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag Portugal.

Lacunas na legislação

Contudo, o uso em grande-escala do combustível renovável HVO100 é prejudicado pelo seu preço relativamente elevado e, atualmente, também pela disponibilidade limitada. A legislação em vários países europeus e ao nível da União Europeia também não apoia muito este combustível renovável. Na Chéquia e na Eslováquia, o gasóleo fóssil, que é muito mais prejudicial para o ambiente, está sujeito ao mesmo imposto especial de consumo que o gasóleo renovável. A legislação europeia tem em conta primeiramente o tipo de propulsão/motor do veículo, e não o combustível em específico, bem como as emissões que lhe estão associadas. Outra barreira é a falta de matérias-primas através das quais o HVO100 é produzido (essencialmente óleo vegetal e gordura animal) e a existência de poucas refinarias de produção.

“Se o objetivo é tornar o HVO100 disponível em larga-escala, pelo menos de forma inicial, o apoio legislativo é fundamental para se afastar da perceção de que é um meio marginal de redução de emissões, bastante utilizado em países ricos e conscientes do meio-ambiente. O imposto especial no HVO100 deve refletir os seus benefícios ambientais, e não replicar o combustível fóssil, que produz muito mais emissões. Esta estratégia daria uma hipótese ao HVO100 para competir melhor com combustíveis fósseis, em termos de preço, tornando esta solução verde mais atrativa para as transportadoras”, diz Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag Portugal.

“Na Eurowag vemos que as empresas de transporte estão muito interessadas neste combustível, principalmente para estarem alinhadas com a procura por soluções sustentáveis e de baixas emissões por parte dos seus clientes finais. Este combustível tem um enorme potencial especialmente nos quatro países do Grupo de Visegrado – pois são, afinal de contas, países de passagem. No entanto, devido à ausência de incentivos legislativos, não existe, ainda, uma única estação que ofereça abastecimento puro de HVO100, nestes países”, acrescenta Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag Portugal.

Estações prontas para o HVO100

Para as estações de serviço, adicionar HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) aos combustíveis disponíveis significa que é necessário fazer algum investimento, visto que o combustível renovável deve ter o seu próprio tanque, 100% limpo, bem como a sua própria pistola de abastecimento. O HVO puro é, portanto, ainda mais utilizado como um aditivo ao combustível fóssil, pelo facto de melhorar a fiabilidade do motor em tempo frio e reduzir as emissões. O HVO100 puro pode ser reabastecido na rede de estações da Eurowag no Benelux, Escandinávia e Itália, desde 2022, e desde novembro deste ano na Áustria. Atualmente, os clientes da Eurowag podem abastecer com HVO100 em 140 estações e 7 países. Além disso, todas as estações de serviço da Eurowag estão preparadas para uma implementação muito rápida do biocombustível HVO100 se a legislação do país ou a procura dos clientes abrirem caminho.

“As estações de abastecimento da Eurowag estão desenhadas para oferecer HVO100 quase imediatamente e sem custos elevados. Se houver uma procura significativa por parte dos clientes, por exemplo devido a uma redução da taxa do imposto especial comparativamente ao diesel tradicional, nós estamos preparados para responder de forma rápida”, acrescenta Carlos Guerra, Country Manager da Eurowag Portugal. A Eurowag desde há muito tempo que está envolvida no tema da redução de emissões no transporte de mercadorias. Este ano, a empresa introduziu duas novas estações LNG (Gás Natural Liquefeito) e está também focada na mobilidade elétrica. O objetivo passa por oferecer ao cliente um conjunto completo de serviços no âmbito da mobilidade limpa.

PR


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