A EPCOL – Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes foi apresentada, dia 3 de julho, no CCB, em Lisboa, como a marca sucessora da APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas. O novo posicionamento surge da vontade de uma maior aproximação às suas associadas e às novas realidades do mercado, mantendo a tradição de representação eficaz das empresas do setor e o espírito de colaboração com outras entidades e associações.
“A EPCOL quer garantir a energia do presente, enquanto investe na energia do futuro”, afirma o secretário-geral da EPCOL, António Comprido. “Num mundo em constante transformação, nada acontece sem energia. Como EPCOL, continuaremos a ser uma referência na resposta aos desafios energéticos e na defesa e promoção dos combustíveis e lubrificantes, promovendo sempre soluções económica, social e ambientalmente sustentáveis. Para nós e para as nossas associadas, é extremamente importante fornecer produtos energéticos com menor impacto no clima e no ambiente, pois somos e queremos continuar a ser parte da solução para as necessidades das empresas e famílias”, acrescenta António Comprido.
O contou com uma intervenção do Professor António Costa Silva, como orador convidado, um debate moderado por Rosália Amorim, sobre o papel dos combustíveis na transição energética da mobilidade, em que participaram o ACP, a ANTRAM, a ABA, a FETSA, o ITG e a NOVA, e com a apresentação dos manifestos da FuelsEurope e da Liquid Gas Europe.
Uma marca da transição energética
A EPCOL surge com uma tipografia personalizada e um símbolo que representa a transição energética. A produção, os combustíveis líquidos, os gases liquefeitos, os lubrificantes e a armazenagem, setores de atividade que a associação integra, surgem no gradiente e nas coresque agora constituem o logotipo.
A EPCOL- Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes garante a energia do presente, enquanto investe na energia do futuro, representa as principais empresas multienergéticas que atuam no mercado português: BP, Cepsa, Galp, Prio e Repsol (Associadas Globais), às quais se juntaram, posteriormente, a OZ Energia e a Rubis Gás (Associadas Setoriais de Gás), a Chane, a CLC, a CLCM e a Saaga (Associadas Setoriais de Armazenagem), e a Sintética, a Spinerg, a Enilive iberia e a Total Energies (Associadas Setoriais de Lubrificantes). A EPCOL oferece condições para uma operação responsável, transparente e sustentável do setor dos combustíveis, lubrificantes e outras especialidades, em Portugal, promovendo soluções energéticas sustentáveis no presente e para o futuro.
PR