Biometano em vantagem face aos combustíveis tradicionais

26 julho 2024
3min.

A IVECO e o Conselho Nacional de Pesquisa italiano apresentam um novo estudo sobre os impactos ambientais do biometano comprimido para a descarbonização do setor dos transportes

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A IVECO promoveu um estudo realizado pelo Instituto de Poluição Atmosférica do Conselho Nacional de Investigação Italiano (CNR) para avaliar os impactos ambientais da utilização de biometano comprimido proveniente da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, comparando-o com os combustíveis tradicionais (gasóleo e gás natural comprimido) utilizados em veículos utilizados para a recolha de resíduos em zonas urbanas.

O cenário de referência para o estudo foi o mercado italiano, caracterizado por uma ampla distribuição de postos de abastecimento de GNV devido ao grande número de veículos movidos a metano - entre os mais altos da Europa. A análise foi do tipo Well-to-Wheels, isto é, que leva em consideração os impactos da produção e uso de um combustível, sem levar em consideração a construção ou manutenção das fábricas e infraestruturas, a fim de ter uma comparação pura dos próprios combustíveis. A análise explorou a contribuição da captura de CO2 na cadeia produtiva e a contribuição da matriz energética utilizada para alimentar os diversos processos industriais.

Os resultados do estudo revelam o papel potencialmente decisivo do biometano comprimido para a descarbonização do setor dos transportes e para a redução da poluição atmosférica nas zonas urbanas. De facto, no setor analisado, o biometano comprimido pode levar a uma redução de até 96% nos gases que mudam o clima em comparação com o diesel e a uma redução de até 72% nas emissões de óxido de nitrogénio. Estas fortes reduções podem certamente contribuir para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos a nível europeu.

De entre todos os cenários examinados, os melhores resultados foram obtidos quando se assumiu que todas as etapas da cadeia produtiva do biometano comprimido, portanto, desde a gestão da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, até a digestão anaeróbia, requalificação, captura de CO2, compressão de biometano e reabastecimento do veículo, ocorreram no mesmo local, alimentando todos os processos através da energia produzida pela combustão do biogás produzido, também, no local.

Giandomenico Fioretti, chefe de desenvolvimento de negócios de Propulsão Alternativa da IVECO, disse: "Estamos honrados em apoiar a pesquisa de tecnologias sustentáveis que são realmente capazes de nos ajudar a alcançar a descarbonização de maneira eficaz e produtiva. Na IVECO sempre acreditámos nos benefícios do biometano, um recurso tecnologicamente maduro para toda a nossa gama e múltiplas missões de nossos clientes. O estudo liderado pelo CNR confirma ainda que o uso do bio-GNV é uma solução ambientalmente sustentável e pode gerar uma economia circular altamente desejável, extraindo valor dos resíduos e da matéria orgânica para fornecer combustível para a própria coleta de resíduos, sem comprometer as capacidades de missão dos veículos.

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