Infraestruturas de Portugal investe em sinalização electrónica

29 setembro 2020
3min.

São cerca de 8M€ no reforço das condições de segurança e exploração na Estação do Entroncamento e Estação Técnica de Mato Miranda.

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A Infraestruturas de Portugal informa que foi consignada, no dia 16 de setembro, a empreitada, em regime de conceção-construção, para a Instalação de sinalização electrónica na Estação do Entroncamento e Estação Técnica de Mato Miranda.

Um investimento de perto de 8 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, no reforço da segurança do sistema ferroviário e que irá permitir uniformizar as condições de comando e controlo com as da restante Rede Ferroviária.

Esta intervenção irá também assegurar a melhoria das condições de exploração, nomeadamente:

  • Através do controlo - comando centralizado pelo CCO de Lisboa, permitindo uma flexibilidade, capacidade e disponibilidade dos troços a intervencionar semelhante aos restantes troços da Rede Ferroviária Nacional (RFN) já comandados e controlados nestes centros;
  • Na redução dos custos de Exploração, por via da optimização de meios humanos directamente afectos à exploração;
  • Aumento da segurança da Circulação, por diminuição do fator de risco humano;

A Empreitada de Conceção-Execução, contratada à Siemens Mobility, tem um prazo contratual de 1209 dias. Na fase inicial decorre o período de Concepção do Projecto de Execução, Após a aprovação, por parte da IP, do projecto apresentado pela Siemens, dar-se-á início à fase de Construção (instalação no terreno), que tem início previsto para os meses Dezembro/Janeiro próximos.

A Estação do Entroncamento é actualmente dotada de sinalização eléctrica a relés de 1960, é comandada localmente e com regulação manual (introdução de horas de passagem dos comboios efectuada manualmente pelos chefes de estação e/ou por informação telefónica ao CCO de Lisboa) o que obriga ao seu guarnecimento com pessoal operacional.

A instalação de sinalização electrónica garante não só um importante reforço das condições de segurança e exploração, mas também é condição necessária para a execução de futuros trabalhos de modernização das -ferroviárias na Estação do Entroncamento, uma vez que cria as necessárias condições de exploração que permitem uma maior flexibilidade da estação para a realização dos trabalhos de via, reduzindo consideravelmente as perturbações da exploração.

“A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do Troço Santana Cartaxo-Entroncamento (2.ª Fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.”

 


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