A Infraestruturas de Portugal informa que foi consignada, no dia 16 de setembro, a empreitada, em regime de conceção-construção, para a Instalação de sinalização electrónica na Estação do Entroncamento e Estação Técnica de Mato Miranda.
Um investimento de perto de 8 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, no reforço da segurança do sistema ferroviário e que irá permitir uniformizar as condições de comando e controlo com as da restante Rede Ferroviária.
Esta intervenção irá também assegurar a melhoria das condições de exploração, nomeadamente:
A Empreitada de Conceção-Execução, contratada à Siemens Mobility, tem um prazo contratual de 1209 dias. Na fase inicial decorre o período de Concepção do Projecto de Execução, Após a aprovação, por parte da IP, do projecto apresentado pela Siemens, dar-se-á início à fase de Construção (instalação no terreno), que tem início previsto para os meses Dezembro/Janeiro próximos.
A Estação do Entroncamento é actualmente dotada de sinalização eléctrica a relés de 1960, é comandada localmente e com regulação manual (introdução de horas de passagem dos comboios efectuada manualmente pelos chefes de estação e/ou por informação telefónica ao CCO de Lisboa) o que obriga ao seu guarnecimento com pessoal operacional.
A instalação de sinalização electrónica garante não só um importante reforço das condições de segurança e exploração, mas também é condição necessária para a execução de futuros trabalhos de modernização das -ferroviárias na Estação do Entroncamento, uma vez que cria as necessárias condições de exploração que permitem uma maior flexibilidade da estação para a realização dos trabalhos de via, reduzindo consideravelmente as perturbações da exploração.
“A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do Troço Santana Cartaxo-Entroncamento (2.ª Fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.”