Critical Software tem solução inovadora para a ferrovia nacional

26 outubro 2020
3min.

A multinacional portuguesa prevê a criação de 50 a 100 postos de trabalho.

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A Critical Software, empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de engenharia para o suporte a sistemas críticos, investiu recentemente no desenvolvimento de um Módulo de Transmissão Específica (Specific Transmission Module / STM), uma tecnologia inovadora em exclusivo para o mercado ferroviário português e que vai ao encontro dos requisitos exigidos pela União Europeia para a interoperabilidade dos comboios entre os diferentes países.

A solução, que já tem um protótipo funcional, tem como objectivo desempenhar um papel fundamental na operação segura de qualquer comboio ou locomotiva em Portugal nos próximos 15 a 20 anos e deverá, em breve, ser apresentada às entidades oficiais e a clientes privados. Nos últimos anos, a necessidade de interoperabilidade entre os comboios e consequente cumprimento da legislação europeia apresentou-se como um desafio para o país e para as diferentes empresas que operam no mercado.

Critical Software Infográfico STM

Foi com base nesta barreira que a Critical Software desenvolveu esta tecnologia e o respectivo plano de negócios, no qual ficou evidente o interesse nacional da solução, mas também o benefício para o país em termos de criação e desenvolvimento de conhecimento, criando postos de trabalho qualificados.A tecnologia possibilitará a entrada de novos comboios e locomotivas em Portugal com um sistema desegurança avançado que, além de suportar o sistema requerido pela União Europeia, garante a compatibilidade com o sistema de protecção actualmente em uso a nível nacional. Este Módulo de Transmissão Específica faz parte de uma classe de produtos de ProteçãoAutomática do Comboio e permite a qualquer composição frear autonomamente –sem a intervenção do operador -prevenindo, assim, acidentes com consequências desastrosas.“O desenvolvimento desta solução surge numa altura em que estamos a discutir o futuro da ferrovia em Portugal e o papel dinamizador que esta pode ter, nomeadamente no estímulo da economia nacional”, afirma Luís Gargaté, Responsável pela área de Transportes da Critical Software. “Acreditamos que, se esta solução for adoptada, será possível verificar benefícios para a economia Portuguesa e poupanças para o Estado entre os 50 e os 100 milhões de euros nos próximos anos, bem como a criação, directa e indirecta,de cerca de 50 a 100 postos de trabalho permanentes e altamente qualificados nos próximos dois anos. Estamos a discutir a contratualização com potenciais interessados já nesta altura.”, acrescenta o responsável.

O investimento está a ser suportado integralmente pela Critical Software, que está a apostar numa solução com alta capacidade de exportação de conhecimento, visto que outros países europeus têm desafios semelhantes por resolver. Ainda que o plano de disponibilização da solução esteja dependente de entidades externas à multinacional portuguesa, prevê-se que esta seja a primeira solução certificada e operacional no mercado, num período que, dado o estado atual de desenvolvimento, se prevê estar compreendido entre 2022 e início de 2023.
 
PR

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