A Medway adquiriu 14 contentores cisterna específicos para esta operação, que se irá realizar a partir de Sines para as várias Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG) que se encontram maioritariamente a norte do rio Douro.
Em causa está o transporte anual de 800 contentores, que será feito através de uma solução intermodal, utilizando a ferrovia e a rodovia e incluirá a utilização dos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões.
Em comunicado, o administrador da Medway, Carlos Vasconcelos, revela estar “muito satisfeito pela concretização desta parceria com uma empresa de enorme peso na economia do nosso país. Este acordo comprova a confiança da Galp nos nossos serviços integrados de transporte de mercadorias e é uma motivação para o País continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte. O gás natural liquefeito é um potencial combustível de transição, por isso, damos assim mais um passo rumo a uma indústria de carbono zero”.
O transporte por modo ferroviário, das cisternas de LNG da Galp, permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 eq, que representam anualmente cerca de menos 520 toneladas de CO2 eq face ao mesmo transporte por modo rodoviário.
O primeiro transporte de materiais irá ocorrer já este mês.