Pretende-se neste webinar perceber o que é um Centro Tecnológico Ferroviário e de que forma poderá criar condições para colocar empresas, públicas e privadas, e academia a pensar o ecossistema ferroviário de forma integrada.
Moderador:
Eng. Francisco Machado Rosa
Sales Manager na Siemens Mobility Portugal
Membro da Direção da ADFERSIT
Oradores:
Prof. Luís Andrade Ferreira
Professor Associado da Faculdade de Engenharia do Porto
Diretor Executivo do Centro de Competências Ferroviário
Eng. Manuel António Pereira
Diretor de Manutenção Guifões - CP
Eng. Rui Marcelino
Professor de Design de Produto da Faculdade de Arquitetura de Lisboa
CEO da Almadesign
Eng. António Coelho
General Manager na MCG - Transportation Business Unit
Os benefícios do transporte ferroviário para pessoas, economia e ambiente são amplamente conhecidos. Não foi por acaso que a Comissão Europeia nomeou 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Em Portugal o actual Governo apresenta também a ferrovia como uma das suas prioridades.
A falta de material circulante tornou-se uma necessidade premente, levando o Governo a encomendar novas composições e também a reativação algumas das oficinas da CP para recuperação de outras já retiradas do serviço. Guifões é aqui um importante exemplo.
A par com a oficina, será instalado o Centro Tecnológico da Ferrovia que acolherá um centro de formação, uma incubadora de empresas e, naturalmente, um centro de tecnologia.
Estamos perante uma inversão na estratégia nacional das políticas dos transportes. De facto, se queremos atingir os objectivos de neutralidade carbónica, temos de investir na ferrovia e "apanhar este comboio!"
A participação é gratuita.
Inscreva-se AQUI.