Em Frankfurt, as duas empresas apresentaram os planos para uma iniciativa conjunta de produtos, que incentiva a substituição gradual de voos por viagens em comboio em rotas domésticas na Alemanha.
A rede ferroviária «express» da Lufthansa será expandida em mais cinco cidades. A partir de Dezembro, os chamados "Sprinters", que são comboios de alta velocidade extra-rápidos, também irão viajar para o Aeroporto de Frankfurt pela primeira vez. Ao expandir esta cooperação, a Lufthansa e a Deutsche Bahn estão estabelecendo um novo padrão nos modos de transporte em rede que não agridem o meio ambiente.
Harry Hohmeister, Membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, afirma: "Com esta iniciativa conjunta, estamos a fortalecer a oferta de mobilidade na Alemanha, impulsionando assim a economia local. Ao conectar de forma inteligente os transportes ferroviário e aéreo, oferecemos aos nossos clientes uma rede de viagens perfeita e conveniente, beneficiando os consumidores e o meio ambiente."
"Uma boa cooperação está agora se transformando em uma parceria abrangente, como nunca antes vista entre a Lufthansa e a Deutsche Bahn. No final do ano, a DB expandirá as ligações entre o maior hub da Alemanha e as novas conexões Sprinter. Viajar de comboio será mais rápido e confortável.", disse Berthold Huber, membro do Conselho da DB.
A Deutsche Bahn e a Lufthansa já oferecem 134 comboios alimentadores diários para o Aeroporto de Frankfurt partindo de 17 cidades alemãs. No segundo semestre de 2021, mais cinco cidades serão adicionadas. A partir de julho, pela primeira vez, será possível viajar para o aeroporto de Frankfurt com a Lufthansa Express Rail de Hamburgo e Munique, e a partir de Dezembro de Berlim, Bremen e Münster.
Além disso, as novas conexões Sprinter iniciam em Dezembro. A viagem de comboio entre Munique e Colónia será encurtada para menos de quatro horas. De e para Munique e Nuremberg, haverá trens directos para o Aeroporto de Frankfurt duas vezes por dia com duração de três e duas horas, respectivamente, sem paragens adicionais – meia hora mais rápido do que hoje e precisamente cronometrado com os horários de partida e chegada dos voos no hub da Lufthansa.
Todos os recursos experimentados e testados do programa Lufthansa Express Rail, como assentos reservados a bordo de comboios, garantia de conexão, acumulação de milhas para a viagem de comboio, bem como para viagens de 1ª classe e acesso às salas DB para negócios e primeiro os clientes da classe, continuarão disponíveis. Serviços adicionais serão adicionados no futuro.
Os comboios Express Rail serão mais fáceis de identificar graças à marca DB-LH em muitos vagões. As informações de LH também podem ser acessadas no trem por meio da WLAN gratuita. Os passageiros que reservam a classe executiva ou primeira classe desfrutam do serviço DB Premium na primeira classe e serviço de bufet gratuito a bordo.
O transporte e armazenamento de bagagens também será mais fácil: a Deutsche Bahn usa comboios de última geração com grandes compartimentos de bagagem. Assim que o tráfego nos aeroportos aumentar novamente, os clientes da Lufthansa Express Rail terão acesso à via rápida no posto de controlo de segurança. Além disso, ao pousar no Aeroporto de Frankfurt, as malas dos clientes do Express Rail terão prioridade.
A reserva de bilhetes da Lufthansa Express Rail ficará ainda mais flexível. A partir de Abril de 2021, os comboios alimentadores poderão ser reservados, contando que o voo de conexão associado possa ser reservado. Ao mesmo tempo, vale a pena reservar com antecedência, o que significa que os bilhetes podem ser mais baratos.
Um destaque especial este ano: os clientes Miles & More receberão milhas em dobro em todas as viagens da Lufthansa Express Rail, assim como em todos os voos.