Sacyr vai modernizar linha ferroviária de Sines

18 março 2021
2min.

A modernização da ligação entre Sines e a linha do Sul foi adjudicada por 28,5 milhões de euros.

---
A Sacyr Somague e Sacyr Neopul são responsáveis pela empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, numa extensão total de 37,4 quilómetros, por 28,5 milhões de euros.

A empreitada tem um prazo de execução de 720 dias e inclui os trabalhos de modernização da superestrutura de via existente na Linha de Sines, com destaque para a aplicação de travessas de betão polivalentes, habilitando a futura migração da bitola ibérica para a bitola europeia, e de saneamento e estabilização da plataforma da via, garantido a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines e incrementando a futura disponibilidade da infraestrutura.

O projecto prevê, além disso, a modernização das drenagens longitudinal e transversal, bem como a adaptação das infraestruturas fixas de tração elétrica decorrente das alterações nas estações e/ou da rectificação do traçado ferroviário.

Está também prevista a construção de uma nova estação técnica e a adaptação da estação de São Bartolomeu da Serra, de forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

Serão ainda implementadas medidas definitivas de retorno de corrente de tração, terras de proteção (RTC+TP), aumentando a segurança de pessoas e bens, assim como a disponibilidade da infraestrutura, além da construção de desnivelamentos rodoviários para supressão de passagens de nível.



Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.