A B-Rail – Mobilidade Ferroviária, do grupo Barraqueiro, propõe-se arrancar as operações de transporte ferroviário de passageiros no eixo Norte-Sul a 1 de janeiro de 2023.
De acordo com o formulário de notificação completo, divulgado pela AMT, a empresa do Grupo Barraqueiro propõe-se realizar 22 comboios diários, seja entre Porto e Lisboa (com paragens em Aveiro e Coimbra B), seja entre o Porto e Faro, seja entre Braga e Lisboa. A oferta de lugares por serviço variará entre os 315 e os 360 lugares.
Para assegurar as ligações, a B-Rail propõe-se utilizar nove locomotivas da série 5600 da Siemens (também utilizadas pela CP e Medway) e um total de 64 carruagens. A intenção da B-Rail é operar o serviço por um prazo mínimo de 20 anos.
A partir daqui, a AMT analisará a candidatura, com o objectivo de “determinar se o equilíbrio económico de um contrato de serviço público de transporte ferroviário é susceptível de vir a ser comprometido” pela nova oferta.
O Grupo Barraquero, recorde-se, tem já uma vasta experiência no transporte ferroviário, através da Fertagus, da Metro Sul do Tejo e da Metro do Porto.