B-Rail quer explorar serviço ferroviário de Norte a Sul

29 abril 2021
1min.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) anunciou ter recebido, há uma semana, a notificação da empresa do grupo Barraqueiro de explorar um serviço ferroviário de passageiros entre Braga e Faro, incluindo Lisboa e Porto.

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A B-Rail – Mobilidade Ferroviária, do grupo Barraqueiro, propõe-se arrancar as operações de transporte ferroviário de passageiros no eixo Norte-Sul a 1 de janeiro de 2023.

De acordo com o formulário de notificação completo, divulgado pela AMT, a empresa do Grupo Barraqueiro propõe-se realizar 22 comboios diários, seja entre Porto e Lisboa (com paragens em Aveiro e Coimbra B), seja entre o Porto e Faro, seja entre Braga e Lisboa. A oferta de lugares por serviço variará entre os 315 e os 360 lugares.

Para assegurar as ligações, a B-Rail propõe-se utilizar nove locomotivas da série 5600 da Siemens (também utilizadas pela CP e Medway) e um total de 64 carruagens. A intenção da B-Rail é operar o serviço por um prazo mínimo de 20 anos.

A partir daqui, a AMT analisará a candidatura, com o objectivo de “determinar se o equilíbrio económico de um contrato de serviço público de transporte ferroviário é susceptível de vir a ser comprometido” pela nova oferta.

O Grupo Barraquero, recorde-se, tem já uma vasta experiência no transporte ferroviário, através da Fertagus, da Metro Sul do Tejo e da Metro do Porto.


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