O projeto apoia a expansão dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal e Espanha (incluindo transfronteiras), permitindo assim cadeias de abastecimento mais eficientes nos dois países. O BEI cofinancia esta operação com o Banco Santander Totta, a filial portuguesa do Banco Santander, com base numa estrutura de financiamento de projetos.
Os novos serviços oferecidos pela Medway OFM visarão predominantemente as regiões menos desenvolvidas ou em transição em Espanha e Portugal, contribuindo assim para reforçar os objetivos de coesão económica, social e territorial da UE e promover transportes sustentáveis. O projeto terá um impacto positivo no emprego, uma vez que se prevê que venha a criar cerca de 940 postos de trabalho durante a fase de execução (2022-2023) e 56 novos postos de trabalho durante a operação.
Graças ao financiamento do BEI, a Medway OFM expandirá a sua frota através da aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais pela Medway ROSCO, o que contribuirá para a expansão dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias e permitirá uma transferência modal do transporte rodoviário para o ferroviário. Além disso, o projeto apoia o desenvolvimento do transporte ferroviário elétrico, uma tecnologia de transporte com zero emissões diretas, e facilitará o tráfego transfronteiras, bem como a intermodalidade (circulação de contentores por modos de transporte sucessivos), melhorando assim a eficácia das cadeias de transporte de mercadorias. As novas locomotivas assegurarão uma capacidade adicional de cerca de 1 500 milhões de toneladas km (equivalente a cerca de 54 % do mercado global do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal) para novos serviços que poderão incluir o transporte de lítio, madeira, produtos químicos e outros produtos, bem como novas linhas regulares de contentores do porto de Sines para diversos destinos em toda a Península Ibérica.
«O BEI está fortemente empenhado em apoiar transportes sustentáveis e fomentar a coesão, promovendo a concorrência em toda a Europa. As novas locomotivas e vagões intermodais melhorarão a interconectividade em Espanha e Portugal, reduzindo simultaneamente o tráfego, a poluição e os custos de transporte. Enquanto Banco do Clima da UE, colocamos à disposição dos cidadãos espanhóis e portugueses os nossos conhecimentos e experiência no setor ferroviário e nas estruturas de financiamento de projetos para implementar com sucesso essas operações», afirmou Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.
«Este investimento reflete o compromisso da MEDWAY de melhorar a sua atividade e eficiência, a fim de satisfazer não só o difícil programa de expansão em que estamos envolvidos, mas também as exigências de descarbonização e de economia sustentável, bem como as necessidades dos nossos clientes e de toda a indústria logística. Agradecemos ao Banco Europeu de Investimento o voto de confiança na MEDWAY e o facto de nos permitir dar mais um passo na nossa estratégia de crescimento e sustentabilidade», acrescentou Carlos Vasconcelos, Presidente da MEDWAY.
«O financiamento do programa de expansão do material circulante da Medway é outra prova do forte empenho do Santander em apoiar o tecido empresarial português, nomeadamente nas suas atividades de exportação, mantendo simultaneamente a sua missão de atuar como interveniente fundamental para uma economia mais limpa e sustentável. O Santander liderou o financiamento do instrumento de dívida comercial de 77 milhões de EUR, através de uma estrutura inovadora de financiamento de projetos, e agradecemos ao Banco Europeu de Investimento a confiança e a cooperação numa nova operação conjunta bem-sucedida», afirmou Pedro Castro e Almeida, presidente da comissão executiva do Santander Portugal.
Carlos Vasconcelos, Presidente da MEDWAY, Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, e Pedro Castro e Almeida, presidente executivo do Santander Portugal, assinaram esta segunda-feira, 31 de janeiro, o acordo de financiamento para a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 vagões intermodais por parte da MEDWAY.
Este projeto, anunciado no final de 2021, representa um investimento de €122 milhões e reflete o empenho da MEDWAY na melhoria da sua atividade e eficiência, de modo a satisfazer o desafiante programa de expansão no qual está envolvida, as exigências de descarbonização e economia sustentável e ainda as necessidades dos seus clientes e de toda a indústria logística.
O procedimento foi assessorado pelo Banco Empresas Montepio.