Trata-se de uma plataforma global de troca de conhecimentos que reúne todos aqueles que estão envolvidos nas políticas, promoção e provisão para a mobilidade ciclável, activa e o desenvolvimento urbano sustentável. Com 750 visitantes acreditados e mais 1000 online a Velo-City é co-organizada pela EMEL, Câmara Municipal de Lisboa (CML) e Federação Europeia de Ciclistas (ECF). A Conferência que arrancou esta segunda feira e com a duração de 4 dias conta com mais de 150 oradores oriundos de mais de 40 países. O tema escolhido para a edição deste ano é a diversidade (“Cycle diversity”), acompanhando, assim, a mudança de paradigma da mobilidade que tem marcado Lisboa, uma cidade cada vez mais inclusiva e sustentável.
Segundo Caroline Cerfontaine, directora da Velo-city 2021, esta “é uma conferência anual única com o objectivo de influenciar os decisores no sentido de uma mobilidade mais sustentável, activa e ciclável, e estabelecer ligações entre as várias partes interessadas com vista a reunir apoio em torno da bicicleta como forma de mobilidade saudável, verde e eficiente”.
Na quarta-feira à tarde, está previsto o "bike parade",iniciativa que contará com cerca de 500 participantes que desfilarão com as bicicletas GIRA. Os participantes do desfile partem da FIL pedalando cerca de 12 quilómetros até ao Parque Mayer.