A Cooltra, empresa líder em mobilidade sustentável sobre duas rodas, continua com o seu plano de crescimento e expansão internacional e em 2021 investiu mais de 10 milhões de euros que foram destinados à expansão da sua frota, que ascende a 18 000 veículos entre motos e bicicletas, 75% dos quais são elétricos. No mercado português, cresceu 52% na linha B2B em relação ao ano anterior. Além disso, fechou o ano com um volume de negócios global de 31,7 milhões de euros, o que representa um crescimento de 44% face ao ano anterior, uma tendência muito positiva que coloca a empresa em níveis pré-pandemia. Em 2021, a Cooltra continuou a reforçar a sua presença nos países onde já estava presente, como Espanha, Portugal, Itália, França, Áustria e República Checa. Para Portugal em 2022, está previsto um volume de negócios de 1,7 milhões.
Relativamente ao negócio B2B da empresa, em Portugal aumentou a frota e fez a mudança a elétrico da Premium Green Mail, e contribuiu para a eletrificação da frota dos CTT, Telepizza, Domino's Pizza graças à Cooltra. Atualmente conta com uma frota de 1000 viaturas em Portugal e está presente em mais de 50 cidades espalhadas por 8 países com uma frota superior a 7000 viaturas e fechou 2021 com um volume de negócios de 13,5 milhões de euros, o que representa um aumento de 50% face ao ano anterior.
"Todas as previsões indicam que o crescimento positivo que a Cooltra tem registado ao longo de 2021 continuará a consolidar-se em 2022 através do serviço direto que oferecemos ao utilizador e acompanhando as empresas que se encontram em plena expansão tanto em Portugal como na Europa. Também colaborando com um número crescente de administrações e empresas no caminho para uma mobilidade mais sustentável e conectada. Vamos continuar a investir para continuar a liderar uma mobilidade que respeite o meio ambiente e poder oferecer os serviços mais inovadores e uma melhoria contínua do mesmo", afirma o CEO da Cooltra, Timo Buetefisch.
Este crescimento deve-se principalmente ao auge do delivery nos últimos meses, que tem promovido fortemente alianças com empresas do setor, que estão a ampliar os seus negócios de mãos dadas com a Cooltra. Destacam especialmente a Take Away, com quem recentemente chegaram à Polónia. Outro acordo relevante assinado em 2021 foi com a Getir, empresa especializada na entrega ultra rápida de compras ao domicílio e que promoveu a sua aposta na mobilidade sustentável ao adquirir 265 motos elétricas da Cooltra que serão distribuídas entre Espanha e Portugal. Além disso, em 2021 foi consolidado o sharing para colaboradores, tarifas fixas para poder usar o motosharing e bikesharing Cooltra, lançado em 2020.
A linha de negócios B2C da Cooltra, com a qual está presente em 4 países com uma frota superior a 11 000 viaturas, registou um volume de negócios global de 18,2 milhões de euros em 2021, mais 40% do que no ano anterior, que fechou com 13 milhões de euros. Em Portugal, tem uma frota de cerca de 600 viaturas e cerca de 110 000 utilizadores registados no Cooltra motosharing Lisboa. A Cooltra disponibiliza dois tipos de serviço: motosharing com scooters 100% elétricas através da app, e station based que permite alugar modelos elétricos e a gasolina durante dias, semanas e meses através da app ou lojas. A Cooltra quer nos próximos anos reverter todos os seus veículos para 100% elétricos.
Nesta área, a empresa deu mais um passo na expansão internacional do seu serviço de motosharing, chegando em Paris, onde já é o segundo operador em número de viagens e utilizadores. A Cooltra foi pioneira na Europa com o lançamento deste serviço em Barcelona em 2016 e continuou a adicionar cidades como Madrid, Valência, Lisboa, Roma e Milão até chegar à capital francesa em 2021. Atualmente atinge um total de 1,7 milhão de usuários e desde a sua criação mais de 6000 toneladas de CO2 foram economizadas, cobrindo mais de 23 milhões de viagens (71.000.000 quilómetros), todas 'emissões zero'. O crescimento mais notável no último exercício é registrado no norte da Itália, Milão, sendo de 67% em relação a 2020.