Esta acção reveste-se de importância acrescida nesta nova fase de desconfinamento parcial, tendo em vista a redução de risco de contaminação e contágio da COVID-19. Até 19 de Março as 56 estações de toda a rede do Metropolitano de Lisboa serão desinfectadas em período noturno, entre as 00h00 às 06h00. A desinfecção teve início na estação Telheiras, seguindo-se as restantes estações das linhas Verde, Vermelha, Amarela e Azul.
Esta é já a décima terceira acção deste género, efectuada através da aplicação de um produto desinfetante, com especial incidência nos locais de maior contacto dos passageiros. O produto aplicado cumpre os requisitos da norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus e outros e revela uma eficácia superior a 99,99%. Este produto utilizado pelo Metropolitano de Lisboa mantém activo o efeito biocida por 30 dias, a contar da data da sua aplicação.
Estão previstas mais três acções de desinfecção deste tipo, à cadência de uma por mês, estando contratualizado o serviço até ao final do primeiro semestre de 2021. Será ponderada a realização de mais acções idênticas, caso a situação pandémica se venha a manter após esse período.
A desinfecção das estações incide sobre os corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controlo e canais de validação, elevadores e outras instalações.
A nebulização eléctrica nos comboios é efectuada através de aplicações diárias que ocorrem com os comboios estacionados nos cais e/ou términos de algumas estações, a partir das 21h00 e 22h00, respectivamente, nos dias úteis, sendo aplicado o produto em cerca de oito unidades triplas (24 carruagens) por dia, continuando a manter um intervalo de 30 dias entre a carruagem limpa no “dia 1” e a próxima aplicação do produto no mês seguinte.
Para além destas acções mensais de limpeza nas estações, o Metropolitano de Lisboa continua a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas acções de desinfecção. A empresa está a realizar, igualmente, o reforço da limpeza no interior dos comboios, no que respeita às pegas e varões e outras superfícies de maior contacto, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.
As 56 estações do Metropolitano de Lisboa têm disponível, gratuitamente, álcool gel para desinfecção de mãos.