«Já cá andamos há muito tempo... e vamos continuar a andar». Assim se chama a campanha da Direcção Regional de Economia e Transportes, no âmbito do projecto 'Civitas Destinations', que visa promover a utilização dos transportes públicos.
Na apresentação da iniciativa, Rui Barreto, secretário regional de Economia disse que, finda a primeira fase do concurso internacional para o transporte público de passageiros na RAM, há oito empresas interessadas. Apesar de manifestar gosto de que fosse uma empresa regional a vencer o concurso, o governante explica que a prioridade é qualificar o serviço e assegurar, ganhe quem ganhar, os postos de emprego.
O concurso público foi limitado por prévia-qualificação, o que significa que, antes de apresentar propostas, é necessário demonstrar um conjunto de capacidades, nomeadamente, técnicas e financeiras. Através da Direcção Regional de Economia e TransportesTerrestres, da Secretaria regional da Economia, o Governo regional põe a concurso as seguintes concessões: “Lote 1 - serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros: de âmbito intermunicipal e municipal na área
geográfica dos Municípios de Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, São Vicente, Ribeira Brava, Câmara de Lobos e Funchal (…) e Lote 2 - serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros de âmbito intermunicipal e municipal na área geográfica dos Municípios de Santana, Machico, Santa Cruz, Funchal e Porto Santo (…)”. Para o lote 1 foi definido um preço base de 93,5 milhões de euros e para o lote 2 o preço base é de 118,2 milhões de euros.