Metro de Lisboa celebra dois acontecimentos importantes

30 maio 2022
5min.

O Metro deu início às obras de construção do túnel entre a estação Santos e o término do Cais do Sodré e deu por terminado o Túnel do Metro de Lisboa que liga o Rato à Estrela.

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O Metropolitano de Lisboa viveu, no passado sábado (28 de maio) dois acontecimentos relevantes na sua história e na história da cidade de Lisboa: a assinatura do Auto de Consignação dos trabalhos do lote 2 da linha Circular, que inicia a empreitada de execução dos toscos do túnel entre a estação Santos e o Término da estação Cais do Sodré, e a ligação do novo túnel da estação Rato à futura estação da Estrela.

A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos e envolveu uma visita às obras do metro para presenciar a ligação do novo túnel.

A assinatura do Auto de Consignação enquadra-se no âmbito da concretização do Plano de Expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde - Rato/Cais do Sodré.

O contrato do lote 2 foi adjudicado ao consórcio Metro Santos Sodré ACE, constituído pelas agrupadas Mota Engil, Engenharia e Construção, SA / Spie Batignolles International, sucursal em Portugal, com o prazo global de execução da empreitada de 960 dias após a sua consignação. Este contrato tem o preço contratual de € 73.500.000,00 (setenta e três milhões e quinhentos mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

Esta nova extensão contará com duas novas estações e com 2 quilómetros de rede, unindo as linhas Amarela e Verde entre o Rato e o Cais do Sodré, num novo anel circular no centro de Lisboa.

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

A execução do Projeto de Expansão do Sistema do Metropolitano de Lisboa está dividida em 4 lotes. O Lote 1 envolve a execução dos toscos entre o Término da estação Rato e a estação Santos; o Lote 2 engloba a execução dos toscos entre a estação de Santos e a estação do Cais do Sodré; o Lote 3 visa a construção de dois novos viadutos e ampliação da estação do Campo Grande e o Lote 4 envolve a construção dos acabamentos e sistemas para a futura linha Circular.

No que respeita ao lote 3, da empreitada de projeto e construção dos toscos, acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das linhas Amarela e Verde (viadutos Campo Grande), tiveram início em janeiro de 2022 as intervenções na zona do Campo Grande que permitirão a construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, prevendo ainda a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.

No lote 4, que contempla o projeto para o lançamento do concurso dos acabamentos e sistemas dos Lotes 1 e 2, foram apresentadas quatro propostas que se encontram em fase de análise.

A implementação da linha Circular reorganizará a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos. Estão previstos 9 milhões de novos passageiros na rede do Metropolitano de Lisboa com a linha Circular no primeiro ano de exploração, menos 3,4 mil viaturas individuais a circular diariamente e menos 4,1 mil toneladas de CO2. A abertura ao público está prevista para o último trimestre de 2024.

Para a linha Circular prevê-se um investimento de 240,2 milhões de euros, cofinanciado em 137,2 milhões de euros pelo Fundo Ambiental e em 103 milhões de euros pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

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