Os quatro engenheiros da Tevva Charlie Cordell, Byron Dolman, Ryan Clark e Toby Hurst fizeram um percursos de teste do protótipo duplamente alimentado da Tevva e viram-no acumular mais de 1.000km (aproximadamente 620 milhas), entre a sede da Tevva em Londres e a fronteira escocesa em Berwick-on-Tweed - a cidade mais setentrional da Inglaterra.
Na viagem de regresso, o veículo fez mais de 560 km (350 milhas) de uma só assentada, sem precisar de uma única paragem para recarregar. Isto foi possível graças à célula de combustível a hidrogénio do camião que carrega extensão da bateria de lítio (Rex) do veículo quando necessário.
O Engenheiro Chefe da Tevva Rex, Charlie Cordell, disse que esta "foi uma viagem incrível e ficámos muito contentes por o camião ter marcado tantos quilómetros no regresso, sem necessidade de parar para carregar. Foi uma demonstração fantástica da autonomia que se pode alcançar num camião que usa um sistema de mistura de eletricidade e hidrogénio. As condições meteorológicas de muito frio e gelo foram extremamente desafiantes, mas também úteis, ao permitir-nos recolher dados importantes sobre o desempenho do veículo, o que significa que poderemos fazer ajustes aqui e ali e adaptar o seu desenvolvimento".
As temperaturas raramente subiram acima de zero durante a viagem, tendo chegado a baixar aos -10.
Impressões da estrada
O Diretor de Desenvolvimento da Element 2, onde o veículo parou para abastecer de hidrogénio, Andrew Hagan, disse que "fornecer o hidrogénio para esta importante viagem é um momento de orgulho. A autonomia superior deste veículo fuel cell traz conforto e tranquilidade para as empresas que encomendam novos veículos e atualizam as suas frotas.
"Estamos a construir estações de reabastecimento onde são mais necessárias e a retirar o gasóleo das nossas estradas. Esta infraestrutura permitirá aos camionistas da Tevva percorrer longas distâncias."
Durante a viagem, o camião futurista atraiu muitos olhares admirados de outros viajantes e algumas perguntas. "Houve uma grande surpresa quando dissemos às pessoas que era um camião elétrico a hidrogénio", disse o engenheiro Toby Hurst.
A abordagem da Tevva à tecnologia do hidrogénio
A revolucionária tecnologia de extensão da autonomia de células de combustível a hidrogénio da Tevva permite aos seus veículos fazer o mesmo trabalho do gasóleo, com total tranquilidade sobre custos, autonomia e impacto ambiental.
Ao adicionar hidrogénio ao cabaz energético, a Tevva oferece uma solução que dá aos operadores a capacidade de descarbonizar as suas frotas ao ritmo necessário. A empresa está a ter uma abordagem de dupla energia para a mobilidade de emissões zero, utilizando o melhor da tecnologia elétrica e a hidrogénio para maximizar o desempenho dos nossos veículos.
A Tevva é um ator ativo na construção do ecossistema de infraestruturas de baterias e hidrogénio, e reconhece que a velocidade e escalabilidade dos sistemas de reabastecimento de hidrogénio será crucial para a sua adoção, mantendo os custos sob controlo.
À medida que o hidrogénio de baixo carbono se torna mais barato e mais amplamente disponível, o reabastecimento de hidrogénio tornar-se-á tão conveniente como o reabastecimento do gasóleo é hoje. A Tevva está a trabalhar ativamente com fornecedores de estações de hidrogénio e reabastecimento para estabelecer serviços de hidrogénio de baixo carbono para os clientes e está a liderar o esforço para o transporte de emissões zero e logística urbana.
A Tevva está empenhada em tornar o hidrogénio conveniente, acessível e sustentável para os seus clientes.